Energia Eólica

Iberdrola inaugura primeira eólica offshore em larga escala dos EUA

Vineyard Wind I, com 806 MW de capacidade, é o primeiro empreendimento operacional de grande porte no país

Iberdrola inaugura maior usina eólica offshore dos EUA, Vineyard Wind I (806 MW), que já começou a fornecer energia para o estado de Massachusetts. Na imagem: Parque eólico offshore no Reino Unido (Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

A Iberdrola iniciou a operação do parque eólico offshore Vineyard Wind I, o primeiro projeto em grande escala dessa tecnologia nos Estados Unidos. Com 806 MW de capacidade, a instalação já começou a fornecer energia para o estado de Massachusetts.

A empresa espanhola investiu US$ 3 bilhões no empreendimento, que começou a ser construído em 2021 e atingirá a capacidade plena este ano. A construção foi garantida por meio de contratos de compra e venda de energia com as três principais concessionárias de eletricidade do estado.

O parque eólico é formado por 62 turbinas GE Haliade-X, com 13 MW de capacidade, as maiores em operação no Ocidente. Torres e fundações foram construídas pela espanhola Windar Renovables. O grupo Prysmian foi responsável pela instalação de mais de 134 quilômetros de cabos de energia de corrente alternada de alta tensão para ligar o empreendimento à rede elétrica.

A estimativa é que o parque evitará a emissão de mais de 1,6 milhão de toneladas de CO2 por ano, ao abastecer mais de 400.000 residências com energia renovável.

“Este é um momento decisivo para a ação climática nos Estados Unidos e estamos vivenciando um amanhecer para o setor eólico offshore do país. À medida que a capacidade desse projeto histórico entra em operação, seguiremos apoiando todos os sócios que tornaram essa conquista possível”, afirmou Pedro Azagra, CEO da Avangrid, subsidiária da Iberdrola nos EUA, em comunicado divulgado pela empresa.

Em outubro passado, a Avangrid e o grupo dinamarquês de investidores Copenhagen Infrastructure Partners (CIP), coproprietário do projeto, garantiram os recursos para o empreendimento ao fechar um pacote de crédito associado a benefícios fiscais no valor de US$ 1,2 bilhão, o primeiro desse tipo para energia eólica offshore em escala comercial, com três bancos dos EUA: J.P. Morgan Chase, Bank of America e Wells Fargo.

Em julho de 2023, foi concluída a instalação da subestação offshore, que atenderá a todo o projeto Vineyard Wind I. É a primeira subestação desse tipo instalada pela Iberdrola nos Estados Unidos e a sexta no mundo, pesando mais de 5.000 toneladas, o que a torna a maior já instalada pela empresa.

Além de Vineyard Wind I, a Iberdrola tem projetos eólicos offshore em operação na Europa. Entre eles, o complexo East Anglia Hub, no Reino Unido, com três parques e capacidade instalada total de 2,9 GW; Saint-Brieuc (496 MW), na França; e três parques no Mar Báltico: Wikinger (350 MW), Baltic Eagle (476 MW) e Windanker (300 MW).