Novos ataques

Drones ucranianos atingem refinaria de petróleo da Rússia e causam incêndio

Drones ucranianos atingiram a refinaria de Kirishi, no noroeste russo, provocando incêndio em instalação com capacidade de 355 mil barris por dia

Refinaria de Novokuibyshevsk, na região de Samara, na Rússia (Foto Reprodução Rosneft)
Refinaria de Novokuibyshevsk, na região de Samara, na Rússia (Foto Reprodução Rosneft)

Drones ucranianos atingiram durante a noite do sábado (13/9) uma das maiores refinarias de petróleo da Rússia, provocando um incêndio, de acordo com autoridades russas e militares ucranianos.

O ataque à refinaria de Kirishi, na região de Leningrado, noroeste da Rússia, ocorre após semanas de ataques ucranianos à infraestrutura petrolífera russa, que Kiev alega alimentar o esforço de guerra de Moscou.

A instalação, operada pela petrolífera russa Surgutneftegas, produz cerca de 17,7 milhões de toneladas métricas por ano (355.000 barris por dia) de petróleo bruto.

Mais de três anos após a invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia, os drones emergiram como uma arma fundamental para ambos os lados.

Vários drones russos cruzaram a fronteira para a Polônia na quarta-feira (10/9), levando a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) a enviar caças para abatê-los e reforçando preocupações antigas de que os combates pudessem se espalhar para além das fronteiras da Ucrânia.

De acordo com a Ucrânia, explosões e um incêndio foram relatados na refinaria de Kirishi. O órgão oficial publicou uma foto que parece mostrar um incêndio e nuvens de fumaça contra o céu noturno.

Com informações da Associated Press.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias