Meio ambiente

Inmet prevê chuvas fortes no Rio Grande do Sul a partir de sexta-feira (10)

Volumes podem passar de 100 mm

Instituto Nacional de Meteorologia prevê chuvas fortes no Rio Grande do Sul a partir desta sexta (10/5/2024). Na imagem: Mapa pluviométrico indica, em milímetros (mm), chuva forte acumulada em (a) 24h de quarta-feira (8/5/2024) às 9h da quinta-feira (9/5), pelo modelo Cosmo 2,8 km, e (b) 120h até 9h de 13/5/24 pelo modelo Cosmo 7 km (Foto: Divulgação Inmet)
Chuva forte, em milímetros (mm), acumulada em (a) 24h de quarta-feira (8/5/2024) às 9h da quinta-feira (9/5), pelo modelo Cosmo 2,8 km, e (b) 120h até 9h de 13 de maio de 2024 pelo modelo Cosmo 7 km (Foto: Divulgação Inmet)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas fortes no Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira (9/5). A expectativa é de que se prolongue até o domingo (12) com maior intensidade entre o centro-norte e leste do estado, incluindo o litoral norte e o sul de Santa Catarina.

“Neste período, os volumes de chuva podem passar dos 100 milímetros (mm). Ainda conforme a previsão, os ventos mudarão de direção e soprarão predominantemente de sul. Entre o fim do domingo (12) e a segunda-feira (13), as rajadas variam de oeste a sul e depois de sul, com velocidade acima de 30 km/h. Já na terça-feira (14), os ventos enfraquecem”, informou o instituto.

Na manhã desta quinta (9/5), o Inmet classificou o alerta como amarelo (perigo potencial). As áreas de risco estão localizadas nas regiões Serrana, Noroeste Rio-grandense, Oeste Catarinense, Centro Ocidental Rio-grandense, Sudoeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-grandense, Nordeste Rio-grandense, Sul Catarinense, Centro Oriental Rio-grandense, Grande Florianópolis.

A lista completa das cidades e demais informações do sistema de Alerta do Inmet podem ser acessada neste link: https://alertas2.inmet.gov.br/47368 

Ainda segundo o Inmet, a instabilidade, em particular no Rio Grande do Sul neste fim de semana, decorre do recuo de uma frente fria de Santa Catarina para o estado, após uma frente quente, permanecendo então por lá “causando áreas de instabilidade e um gradual ingresso de ar frio”.

Na segunda-feira (13/5), com o frio ganhando força, poderá ocorrer geadas. A partir da terça-feira (14), a chegada de uma outra frente de ar frio e seco, de origem polar, deverá afastar a instabilidade.

“É importante ressaltar que os volumes de chuva previstos podem causar novos transtornos em áreas já afetadas anteriormente. Por esse motivo, o Inmet alerta e recomenda acompanhar e seguir as orientações da Defesa Civil Nacional”, informou, em nota, o instituto.

Por Pedro Peduzzi; Repórter da Agência Brasil em Brasília

Edição: Fernando Fraga