Igor Calvet irá para o Ministério da Economia

O representante do MDIC no atual Pedefor será secretário adjunto da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade

Igor Calvet, Secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial  FOTO: Washington Costa
Igor Calvet, Secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial FOTO: Washington Costa

O atual secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do MDIC, Igor Calvet, foi convidado para compor a equipe econômica do presidente eleito, Jair Bolsonaro. Calvet será secretário adjunto da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, secretaria cujo titular será o economista Carlos Alexandre da Costa. Calvet é hoje representante do MDIC no Comitê Diretivo do Programa de Estímulo à Competitividade da Cadeia Produtiva, ao Desenvolvimento e ao Aprimoramento de Fornecedores do Setor de Petróleo e Gás Natural (Pedefor).

O Pedefor está atualmente estudando a criação do edital de bonificações de conteúdo local, que segundo a ANP pode gerar 5,5 bilhões de Unidades de Conteúdo Local (UCLs) em encomendas novas para a indústria e os estaleiros nacionais. A proposta seria decidida na última reunião do Comitê Diretivo do Programa, que aconteceu no dia 14 de dezembro, mas uma manobra de última hora levou a decisão para o ano que vem.

Contudo, não há certeza se o programa continuará existindo no próximo governo. A pasta da Economia, sob o comando de Paulo Guedes, será criada no próximo governo, a partir da junção das atribuições dos ministérios da Fazenda, Planejamento, além do próprio MDIC, que serão extintos. Com o anúncio de Calvet, a equipe econômica de Guedes e Bolsonaro soma dez nomes que atuam no governo de Michel Temer.

“Calvet foi escolhido, principalmente, por importantes entregas apresentadas como o programa Brasil Mais Produtivo, cuja eficiência e eficácia foram atestadas pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe das Nações Unidas (Cepal) e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Outra agenda coordenada por Calvet que chamou a atenção da equipe do presidente eleito, Jair Bolsonaro, foi a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM. “O modelo de gestão de informação BIM aumenta a produtividade e reduz custos e riscos na construção civil. Além disso, por fornecer informações precisas sobre quantidade e qualidade de materiais e prazo das obras, promove a transparência de processos licitatórios e compras públicas”, informou o MDIC, em nota.

Igor Calvet é funcionário de carreira do governo federal, no cargo de especialista em políticas públicas e gestão governamental. É bacharel em Relações Internacionais, mestre e doutorando em Ciência Política.