Ibama libera sísmica da Ecopetrol na Foz do Amazonas

Ibama libera sísmica da Ecopetrol na Foz do Amazonas

unidade_oc

O Ibama emitiu licença ambiental para a CGG fazer aquisição de dados sísmicos 3D na área do bloco exploratório FZA-M-320, em águas rasas da Bacia da Foz do Amazonas. A área é operada pela Ecopetrol, com 100% de participação, e a licença é válida até 1o de março de 2018, condicionando as atividades ao uso da embarcação Oceanic Champion.

Esta é a nova licença para atividade de aquisição de dados sísmicos emitida pelo Ibama em 2017. A CGG é a empresa que mais conseguiu licenciar projetos até a data de hoje no órgão ambiental. São ao todo três novas licenças para dados nas bacias do Espírito Santo, Santos e Foz do Amazonas, além da retificação de duas licenças para atividades em Santos.

A Spectrum conseguiu neste ano licenciar dois projetos de aquisição dados sísmicos 2D. O primeiro engloba nas bacias de Campos e Santos e o segundo, que está atualmente em andamento, prevê a aquisição de dados na Bacia do Ceará.

Petrobras e Shell licenciaram também atividades exclusivas. A estatal conseguiu licença para um projeto de 4D no campo de Lula, na Bacia de Santos, e para a campanha de aquisição de dados 3D, com nodes, no bloco de Libra, primeira área de partilha da produção no pré-sal da Bacia de Santos, que tem como sócios Shell, Total, CNOOC e CNDC.

A Shell conseguiu licenciar recentemente o projeto de aquisição de dados 4D no campo de Ostra, que faz parte do Parque das Conchas, projeto de produção na área capixaba da Bacia de Campos.