Empresas

Yara Clean Ammonia e Scatec firmam acordo de compra de amônia renovável no Egito

Projeto prevê até 480 MW de energia renovável e um eletrolisador de até 240 MW para produção de hidrogênio

Planta de hidrogênio renovável da Yara (Foto Yara International ASA)
Planta de hidrogênio renovável da Yara | Foto Yara International ASA

A norueguesa Scatec ASA anunciou nesta segunda (1/7) um acordo dos termos de compra de amônia de origem renovável da Yara Clean Ammonia, do Egito, junto com seus parceiros Egyptian Petrochemicals Holding Company (ECHEM) e Misr Fertilizers Production Company (MOPCO).

No ano passado, Scatec, ECHEM e MOPCO, na condição de sponsors do contrato, celebraram um compromisso de desenvolvimento conjunto e um acordo de acionistas para a produção de amônia de origem renovável.

Os sponsors desenvolverão e construirão até 480 MW de energia renovável e uma instalação de eletrolisador de até 240 MW para produção de hidrogênio renovável, que será usado como insumo para a produção de amônia nas instalações da MOPCO em Damietta, no Egito. A capacidade de produção pretendida é de até 150 mil toneladas de amônia de origem renovável por ano.

A Scatec também assinou uma carta de intenções com o Banco Europeu de Investimento (BEI) para financiamento a longo prazo do projeto.

Segundo Terje Pilskog, CEO da Scatec, o grupo norueguês pretende focar no desenvolvimento de projetos de hidrogênio renovável relacionados com a capacidade existente de produção de amônia.

O projeto ainda não chegou à decisão final de investimento.

Hans Olav Raen, CEO da Yara Clean Ammonia, afirma que o empreendimento tem potencial de ajudar a atender sua diversificada carteira de clientes para a amônia de baixa emissão.

“Assim que o projeto chegar a uma decisão final de investimento, a amônia de origem renovável deste projeto nos ajudará a atender nossos clientes de maneira confiável em vários setores do mercado”, aponta o CEO.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias