RIO — A UK Oil & Gas anunciou nesta quarta (1/10) a assinatura de um memorando de entendimento com a National Gas Transmission para desenvolver um gasoduto totalmente dedicado a hidrogênio no Reino Unido.
O acordo, firmado pela subsidiária UK Energy Storage, prevê a participação no Project Union, iniciativa voltada para conectar centros de produção, armazenamento e consumo do combustível de baixo carbono, chamados de clusters.
Segundo a companhia, a parceria com a operadora da rede de gás britânica reforça as chances de acesso a recursos governamentais, já que os primeiros leilões de apoio a modelos de transporte e armazenamento de hidrogênio estão previstos para começar no primeiro semestre de 2026.
A primeira fase do Project Union, com início de operação previsto para 2032, conectará os clusters de hidrogênio de Teesside e Humberside, na costa leste da Inglaterra, ao projeto de armazenamento subterrâneo de East Yorkshire.
Para o presidente-executivo da subsidiária, Stephen Sanderson, o acordo é “um elemento essencial” para alcançar a ambição mútua de criar uma economia de hidrogênio de norte a sul do Reino Unido.
Transição para energia limpa
A UK Oil & Gas vem ampliando seus esforços para migrar do setor de exploração de petróleo para o de armazenamento e infraestrutura de hidrogênio.
No processo de reorientação estratégica, a UK Oil & Gas encerrou suas atividades de exploração de petróleo na Turquia e desistiu de ativos de gás no Reino Unido.
A companhia também vendeu a subsidiária UKOG (GB), que detinha participações minoritárias em campos de petróleo em operação.
Com foco total na transição energética, a empresa também passou a integrar o Dorset Clean Energy Super Cluster, iniciativa de £28 bilhões que reúne projetos de hidrogênio, captura de carbono, energia eólica offshore e infraestrutura portuária no sul da Inglaterra, e onde possui outro projeto de armazenamento de hidrogênio.
No balanço do primeiro semestre, a empresa destacou que está “avançando em sua transição de uma empresa de exploração de petróleo para uma desenvolvedora pioneira de energia limpa”.
No mesmo documento, a companhia ressaltou que o projeto de armazenamento de hidrogênio em South Dorset continua sendo estratégico.
“Nosso projeto em South Dorset continua sendo o único projeto planejado de armazenamento de hidrogênio em escala na metade sul do Reino Unido. Portanto, ele continuará sendo fundamental para permitir o estabelecimento da futura rede de hidrogênio no sul e a descarbonização do terceiro maior cluster de emissões de CO2e do Reino Unido”.
Impacto econômico e industrial
Estudo da consultoria independente Quod, divulgado em março de 2025, estimou que o projeto de South Dorset poderá adicionar £2,3 bilhões anuais à economia britânica ao longo de sua vida útil, superior a 30 anos.
A engenharia preliminar do projeto confirmou a possibilidade de instalar 24 cavernas subterrâneas de sal, com capacidade de até 1 bilhão de metros cúbicos de hidrogênio.
Além disso, a empresa assinou dois memorandos de entendimento com o porto local de Portland para explorar a importação de carreadores líquidos de hidrogênio verde e a produção de até 1 GW de hidrogênio por eletrólise.