RIO – As francesas TotalEnergies e Air Liquide anunciaram, na terça (30/1), a criação da Teal Mobility, uma joint venture com participação igualitária das duas companhias (50/50), que irá desenvolver a distribuição de hidrogênio para caminhões pesados na Europa.
A nova empresa espera instalar uma rede de 100 estações de abastecimento nos principais corredores europeus até o final da década, criando a primeira rede europeia transnacional desta dimensão – sob a marca da TotalEnergies.
Ainda em 2024, cerca de 20 estações já deverão entrar em operação distribuídas pela França, Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo e Alemanha.
De acordo com as companhias, além da redução das emissões de CO2, o abastecimento de caminhões com hidrogênio garante uma longa autonomia – cerca de 800 km – com um tempo curto para carga dos veículos – em torno de 15 minutos.
Descarbonização do refino
No ano passado, a petroleira TotalEnergies e a companhia de gases Air Liquide assinaram um acordo para o fornecimento de longo prazo de hidrogênio verde e de baixo carbono para uma refinaria da TotalEnergies na Normandia.
A AirLiquide prevê instalar na região uma planta com capacidade de produção de 28 mil toneladas de hidrogênio renovável por ano, que deve entrar em operação a partir de 2026. A Siemens Energy já entregou 12 eletrolisadores com capacidade total de 200 megawatts.
O projeto prevê o fornecimento de 10 mil toneladas de hidrogênio verde por ano às instalações da TotalEnergies, que, por outro lado, irá fornecer 700 GWh/ano de energia renovável aos eletrolisadores da Air Liquide.
Na ocasião do acordo, Bernard Pinatel, presidente de refino e produtos químicos da petroleira francesa, afirmou que este é um passo importante para alcançar a meta de descarbonizar o hidrogênio utilizado pelas refinarias da companhia na Europa até 2030.
“Ao fornecer ao eletrolisador eletricidade renovável proveniente de projetos solares e eólicos, a TotalEnergies está aproveitando ao máximo o seu posicionamento como fornecedor de energia integrado”, disse.
A companhia abriu chamada pública no ano passado para a contratação de 500 mil toneladas por ano de hidrogênio verde a partir de 2030.
Além da Normandia, o hidrogênio verde vai abastecer as refinarias da empresa na Antuérpia (Bélgica), Leuna (Alemanha), Zeeland (Países Baixos), Donges e Feyzin (França), bem como as biorrefinarias em La Mède e Grandpuits (França).