Empresas

TotalEnergies anuncia primeiro contrato de longo prazo de hidrogênio verde

Acordo de 15 anos com a Air Products prevê fornecimento anual de 70 mil toneladas do gás obtido a partir da eletrólise para abastecer refinarias no norte da Europa

Refinaria da Flandres, da TotalEnergies, em Mardyck, perto de Dunquerque (norte de França), que abastece quase metade da região de Hauts-de-France (Foto: Divulgação)
Refinaria da Flandres, da TotalEnergies, em Mardyck, perto de Dunquerque (norte de França), que abastece quase metade da região de Hauts-de-France (Foto: Divulgação)

PARIS – A TotalEnergies anunciou, nesta sexta (7/6), a assinatura de um acordo de 15 anos com a Air Products para o fornecimento anual de 70 mil toneladas de hidrogênio verde para abastecer suas refinarias no norte da Europa, a partir de 2030.

O acordo marca o primeiro contrato de longo prazo resultante do processo de licitação da TotalEnergies, que busca a aquisição de 500 mil toneladas anuais de hidrogênio obtido a partir da eletrólise , olhando para a descarbonização das suas atividades de refino no continente europeu.

“Este acordo com a Air Products, o primeiro assinado após a licitação lançada no ano passado, é um marco em nosso objetivo de descarbonizar o hidrogênio usado nas refinarias da TotalEnergies no norte da Europa até o final da década”, disse Patrick Pouyanné, CEO da TotalEnergies.

Já Seifi Ghasemi, CEO da Air Products – líder mundial na produção de hidrogênio cinza (derivado do gás natural) –, comentou que o contrato é uma sinalização do avanço da demanda pelo H2 descarbonizado.

“Hoje, uma das maiores empresas de energia do mundo se comprometeu a usar hidrogênio renovável para descarbonizar suas refinarias no norte da Europa (…) Este contrato valida nossa estratégia de longo prazo. A demanda está aqui e crescerá significativamente, desempenhando um papel essencial na descarbonização da indústria pesada e de outros setores”, pontuou Ghasemi.

Segundo o comunicado oficial, a Air Products está investindo mais de US$ 15 bilhões em projetos de hidrogênio de baixo carbono ao redor do mundo.

Parceria renovável

Além do contrato de hidrogênio, a TotalEnergies e Air Products assinaram um memorando de entendimento para o fornecimento de energia renovável.

Isso inclui um primeiro acordo de compra de energia (PPA) para 150 MW produzidos em um projeto solar no Texas, Estados Unidos.

As empresas também planejam explorar outras oportunidades de PPA no Reino Unido, Polônia e França.

No início do ano, elas também lançaram uma joint-venture com participação igualitária das duas companhias (50/50), para desenvolver a distribuição de hidrogênio para caminhões pesados na Europa, a Teal Mobility.

A empresa espera instalar uma rede de 100 estações de abastecimento nos principais corredores europeus até o final da década, criando a primeira rede europeia transnacional desta dimensão – sob a marca da TotalEnergies.

Conexão entre produtores e consumidores

Nesta semana, a Comissão Europeia anunciou a criação de um mecanismo piloto que visa conectar produtores e potenciais consumidores de hidrogênio. A iniciativa, com início previsto para 2025, espera acelerar investimentos ao fornecer uma visão mais clara da situação do mercado, facilitando contatos entre as duas pontas.

“Ao facilitar a correspondência entre fornecedores e consumidores, contribuiremos decisivamente para acelerar o desenvolvimento do nascente setor de hidrogênio da Europa”, disse Maroš Šefčovič, vice-presidente executivo para o Acordo Verde Europeu.

Caberá ao Banco Europeu de Hidrogênio coletar e disponibilizar informações sobre a oferta e a demanda de hidrogênio renovável e de baixo carbono, permitindo que consumidores europeus possam se conectar tanto com fornecedores europeus quanto estrangeiros.

Segundo o comunicado da Comissão, atualmente existem 254 projetos de hidrogênio renovável no bloco, dos quais 170 estão em operação e 84 em construção, correspondendo a quase 3 GW de capacidade instalada.