RIO – O Reino Unido anunciou, nesta segunda (9/9), uma parceria com o Chile para destravar £ 5 bilhões (cerca de US$ 6,54 bilhões) em financiamento destinado a projetos sustentáveis no país sulamericano, incluindo produção de hidrogênio verde. Os recursos são da agência de crédito à exportação britânica, a UKEF.
Segundo o CEO da UKEF, Tim Reid, o acordo abre caminho para grandes contratos de comércio internacional.
Para José Miguel Benavente, vice-presidente da agência de desenvolvimento econômico chilena Corfo, a parceria é estratégica para o Chile, que tem o objetivo de aumentar a liquidez dos projetos de energias renováveis do país.
O governo chileno já comprometeu US$ 50 milhões para o desenvolvimento da produção local de hidrogênio verde, com a meta de garantir que pelo menos 70% da produção total de energia venha de fontes renováveis até 2050.
O acordo vem após o anúncio do governo britânico de um fundo, o National Wealth Fund, que investirá diretamente em portos, hidrogênio e clusters industriais em diversas regiões do Reino Unido, incluindo £ 500 milhões para apoiar a fabricação de hidrogênio verde.