Reino Unido e Chile firmam parceria para destravar financiamento de hidrogênio verde

Os recursos são da agência de crédito à exportação britânica, a UKEF

Reino Unido e Chile selam parceria para avançar com financiamento de hidrogênio verde e projetos sustentáveis. Na imagem: Módulo gerador de hidrogênio da planta de flotação Las Tórtolas, da mineradora Anglo American, no Chile (Foto Divulgação)
Módulo gerador de hidrogênio da planta de flotação Las Tórtolas, da mineradora Anglo American, no Chile | Foto Divulgação

RIO – O Reino Unido anunciou, nesta segunda (9/9), uma parceria com o Chile para destravar £ 5 bilhões (cerca de US$ 6,54 bilhões) em financiamento destinado a projetos sustentáveis no país sulamericano, incluindo produção de hidrogênio verde. Os recursos são da agência de crédito à exportação britânica, a UKEF. 

Segundo o CEO da UKEF, Tim Reid, o acordo abre caminho para grandes contratos de comércio internacional.

Para José Miguel Benavente, vice-presidente da agência de desenvolvimento econômico chilena Corfo, a parceria é estratégica para o Chile, que tem o objetivo de aumentar a liquidez dos projetos de energias renováveis do país. 

O governo chileno já comprometeu US$ 50 milhões para o desenvolvimento da produção local de hidrogênio verde, com a meta de garantir que pelo menos 70% da produção total de energia venha de fontes renováveis até 2050.

O acordo vem após o anúncio do governo britânico de um fundo, o National Wealth Fund, que investirá diretamente em portos, hidrogênio e clusters industriais em diversas regiões do Reino Unido, incluindo £ 500 milhões para apoiar a fabricação de hidrogênio verde.