Descarbonização de frotas

Projeto de abastecimento com hidrogênio da Be8 é selecionado em programa de investimento do RS

Iniciativa deve produzir hidrogênio verde e ter primeiro posto de abastecimento do país voltado ao transporte de cargas com H2V

Evento de formalização de investimento em projeto de hidrogênio da Be8 (Foto Divulgação)
Evento de formalização de investimento em projeto de hidrogênio da Be8 (Foto Divulgação)

BELO HORIZONTE — O Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Hidrogênio Verde no Rio Grande do Sul (H2V-RS) selecionou o projeto que a produtora de biocombustíveis Be8 vai desenvolver em Passo Fundo para produção de hidrogênio verde e construção do primeiro posto de abastecimento voltado ao transporte de cargas.

O anúncio ocorreu sexta-feira (31/10), em cerimônia com o governador Eduardo Leite (PSD).

O investimento total previsto para o projeto é de R$ 38,7 milhões, com apoio do governo estadual em parceria com o Badesul, e contrapartida da Be8.

O empreendimento será instalado na mesma área que a nova fábrica de etanol da empresa.

“Esta iniciativa visa colocar em prática a nossa estratégia de ampliar a oferta de soluções para a transição energética e descarbonização. Também poderemos entender os desafios e oportunidades na prática e, com isso, dar base econômica para o uso em larga escala do hidrogênio”, disse o presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella, em evento de formalização nesta sexta.

“O nosso projeto representa um passo fundamental para tornar o hidrogênio verde uma realidade no transporte pesado”, completou.

A operação da planta será monitorada por uma equipe multidisciplinar, com fabricantes, universidades e especialistas em hidrogênio. O objetivo é testar o desempenho, os custos e a viabilidade do hidrogênio verde para transporte de cargas como alternativa ao diesel.

Segundo a Be8, os dados coletados servirão de base para o desenvolvimento de uma futura rede de postos de abastecimento de hidrogênio verde, com potencial de replicação em todo o estado e no país. A expectativa é que o projeto evite a emissão de quase 400 toneladas de poluentes por ano.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias