BELO HORIZONTE — O Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Hidrogênio Verde no Rio Grande do Sul (H2V-RS) selecionou o projeto que a produtora de biocombustíveis Be8 vai desenvolver em Passo Fundo para produção de hidrogênio verde e construção do primeiro posto de abastecimento voltado ao transporte de cargas.
O anúncio ocorreu sexta-feira (31/10), em cerimônia com o governador Eduardo Leite (PSD).
O investimento total previsto para o projeto é de R$ 38,7 milhões, com apoio do governo estadual em parceria com o Badesul, e contrapartida da Be8.
O empreendimento será instalado na mesma área que a nova fábrica de etanol da empresa.
“Esta iniciativa visa colocar em prática a nossa estratégia de ampliar a oferta de soluções para a transição energética e descarbonização. Também poderemos entender os desafios e oportunidades na prática e, com isso, dar base econômica para o uso em larga escala do hidrogênio”, disse o presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella, em evento de formalização nesta sexta.
“O nosso projeto representa um passo fundamental para tornar o hidrogênio verde uma realidade no transporte pesado”, completou.
A operação da planta será monitorada por uma equipe multidisciplinar, com fabricantes, universidades e especialistas em hidrogênio. O objetivo é testar o desempenho, os custos e a viabilidade do hidrogênio verde para transporte de cargas como alternativa ao diesel.
Segundo a Be8, os dados coletados servirão de base para o desenvolvimento de uma futura rede de postos de abastecimento de hidrogênio verde, com potencial de replicação em todo o estado e no país. A expectativa é que o projeto evite a emissão de quase 400 toneladas de poluentes por ano.
