GM vai fornecer baterias e células de hidrogênio para locomotivas

GM vai fornecer baterias e células de hidrogênio para locomotivas
Foto: Divulgação Wabtec

A General Motors anunciou nesta terça (15) que vai fornecer de tecnologias de baterias e células de combustível de hidrogênio para locomotivas elétricas da Wabtec — maior empresa global de equipamentos para o setor ferroviário e responsável pelo transporte de cerca de um quinto da carga ferroviária mundial.

As duas companhias assinaram um memorando de entendimento.

“Nosso compromisso com a eletrificação inclui a construção e venda de veículos com emissão zero e também a comercialização de nossa tecnologia para que outros possam aprimorar seus esforços em direção à descarbonização”, disse o CEO da GM, Mark Reuss.

Em janeiro, a GM também anunciou uma parceria com a fabricante de motores Navistar para desenvolver sistemas de célula de combustível de hidrogênio para caminhões pesados​.

“Estamos aproveitando nossas tecnologias net zero para entrar em novos mercados, incluindo ferrovias, caminhões pesados ​​e muito mais”, afirmou o executivo.

As baterias serão produzidas por uma joint venture entre a GM e a LG Energy, e os cubos de energia de célula de combustível de hidrogênio serão fabricados em uma joint venture com a Honda, com quem a GM já desenvolve novas tecnologias de hidrogênio.

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Locomotivas elétricas

As tecnologias vão movimentar locomotivas elétricas da Wabtec. A primeira delas, equipada com 18 mil células de bateria de íon-lítio, foi lançada no mês passado.

Depois de um teste piloto por três meses, a locomotiva permitiu uma redução média de mais de 11% no consumo de combustível fóssil, segundo a companhia ferroviária.

Com isso, mais de 6,2 mil galões de diesel foram economizados evitando a emissão de aproximadamente 69 toneladas de emissões de CO2.

“A indústria ferroviária está à beira de uma transformação sustentável com a introdução de baterias e hidrogênio para alimentar frotas de locomotivas”, afirmou Rafael Santana, CEO da Wabtec.

“Nossa locomotiva FLXdrive, a primeira locomotiva 100% movida a bateria do mundo, provou seu potencial para reduzir as emissões de carbono em até 30% (…) Mas não podemos parar por aí”, concluiu.

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No Brasil, a Vale também está fazendo testes com uma locomotiva 100% elétrica.

Resultado de uma parceria com a Progress Rail, o equipamento está rodando na Estrada de Ferro Vitória-Minas, ferrovia operada pela mineradora.

Há também projetos para eletrificação de caminhões usados em minas. Uma chamada global da BHP, Vale e Rio Tinto quer atrair empreendedores e startups e desenvolver soluções para substituir o diesel por baterias.

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