A Chevron e a Caterpillar anunciaram nesta quarta (8/9) um acordo de colaboração para desenvolver projetos que estudem a viabilidade do hidrogênio (H2) como alternativa comercial aos combustíveis tradicionais utilizados nos transportes ferroviários e embarcações marítimas.
As companhias irão, inicialmente, realizar uma demonstração com uma locomotiva piloto movida a hidrogênio em ferrovias dos Estados Unidos, testando também a infraestrutura de abastecimento de H2.
A operação será por meio da Progress Rail, empresa de transporte da Caterpillar, com participação da Chevron New Energies, subsidiária da petroleira americana criada em julho e destinada ao desenvolvimento de combustíveis de baixo carbono e hidrogênio.
“Através da Chevron New Energies, a Chevron está buscando oportunidades para criar demanda por hidrogênio – e as tecnologias necessárias para seu uso – para os setores de transporte pesado e industrial, nos quais as emissões de carbono são mais difíceis de reduzir”, disse Jeff Gustavson, presidente da subsidiária.
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Recentemente, a Progress Rail também homologou o uso de diesel com 20% de participação de biodiesel (B20) em uma série de motores de locomotivas.
“Nossa colaboração com a Caterpillar é outro passo importante para o avanço de uma economia de hidrogênio comercialmente viável”, completou.
Para o presidente do grupo Caterpillar Joe Creed, o projeto é uma grande oportunidade de demonstrar a viabilidade do hidrogênio como fonte de combustível.
“Este acordo apoia nosso compromisso de investir em novos produtos, tecnologias e serviços para ajudar nossos clientes a alcançar seus objetivos relacionados ao clima à medida que constroem um mundo melhor e mais sustentável”, afirmou.