Hidrogênio

Iberdrola e bp iniciam construção de planta de hidrogênio verde para descarbonizar refinaria na Espanha 

Unidade será capaz de produzir cerca de 2.800 toneladas de hidrogênio verde, substituindo parte do hidrogênio de origem fóssil

Iberdrola e bp começam a construir planta de hidrogênio verde para descarbonizar refinaria na Espanha (Foto: Divulgação Iberdrola)
Unidade vai converter cerca de 200 GWh/ano de energia renovável produzida pelos parques eólicos e solares da Iberdrola em hidrogênio verde | Foto: Divulgação Iberdrola

RIO – A petroleira bp e a Iberdrola anunciaram nesta quinta (12/9) a decisão final de investimento para a construção de uma planta de hidrogênio verde, que irá abastecer a refinaria de Castellón, na Espanha – hoje operada pela bp. 

O projeto é o primeiro desenvolvido pelas duas empresas por meio da joint venture Castellón Green Hydrogen S.L., com participação igualitária.

A previsão é que a planta comece a operar no segundo semestre de 2026. 

A unidade será capaz de produzir cerca de 2,8 mil toneladas de hidrogênio verde, substituindo parte do hidrogênio de origem fóssil hoje utilizado pela refinaria da bp, que tem capacidade de processar 3 milhões de toneladas de óleo cru. 

“A refinaria de Castellón pode se tornar um modelo de transformação”, disse Felipe Arbelaez, vice-presidente sênior de Hidrogênio e Captura e Armazenamento de Carbono (CCS) da bp. 

Em fases futuras, o hidrogênio verde também poderá ser utilizado em setores de difícil descarbonização na região de Valência, como a indústria cerâmica, química e transporte pesado.

“Essa é a primeira decisão de investimento da bp para um projeto de escala industrial no nosso negócio de hidrogênio”, completou Arbelaez.

A planta vai converter cerca de 200 GWh/ano de energia renovável produzida pelos parques eólicos e solares da Iberdrola em hidrogênio verde. 

“Esta parceria é mais um passo no firme e real compromisso da Iberdrola em promover o hidrogênio verde como um vetor-chave para a descarbonização industrial”, afirmou Millán Garcia-Tola, diretor global de hidrogênio da Iberdrola.

Conversão de refinarias

Em julho de 2023, a bp e a empresa de tecnologia Honeywell firmaram um acordo para adaptar cinco refinarias nos Estados Unidos, Europa e Austrália para produzir combustíveis sustentáveis de aviação (SAF, na sigla em inglês) e diesel verde:

  • Castellón de la Plana em Castellón, Espanha
  • Cherry Point em Blaine (Washington), EUA
  • Kwinana Oil em Kwinana, Austrália
  • Lingen na Baixa Saxônia, Alemanha
  • Rotterdam II em Roterdã, Holanda

As instalações irão produzir SAF a partir de óleos e gorduras residuais pela rota HEFA (Hydroprocessed Esters and Fatty Acids) para atender à demanda do transporte aéreo por combustíveis de baixo carbono.