LYON (FR) — A Associação Brasileira da Indústria de Hidrogênio Verde (ABIHV) e o Banco Japonês para Cooperação Internacional (JBIC) anunciaram nesta quarta (26/3) a assinatura de um acordo de cooperação no setor de hidrogênio e seus derivados, incluindo a amônia.
O JBIC espera, com a assinatura do acordo, promover a cooperação entre as empresas associadas à ABIHV e companhias japonesas, e acelerar projetos para o desenvolvimento da cadeia de suprimento de hidrogênio e seus derivados.
Além disso, o banco fortalecerá a cooperação com parceiros estratégicos no setor de descarbonização.
Em agosto do ano passado, o presidente Lula (PT) sancionou o marco legal do hidrogênio de baixa emissão de carbono, Lei 14.948/2024, que prevê créditos fiscais de R$ 18,3 bilhões e a criação do Programa de Desenvolvimento do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (PHBC).
Missão do Brasil ao Japão
A assinatura ocorreu durante a visita da delegação do governo e empresários brasileiros ao Japão nesta semana.
Também nesta quarta, governos dos dois países anunciaram acordos para fortalecer a cooperação técnica e política na área de transição energética e de integração industrial, entre eles, dois memorandos que estabelecem a Iniciativa para Combustíveis Sustentáveis e Mobilidade (ISFM) e a expansão da colaboração industrial entre os dois países.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a ISFM conta com um plano de ação para fomentar o uso global e integrado de combustíveis renováveis – biocombustíveis, biogás, hidrogênio verde e seus derivados – em equipamentos de mobilidade e alto desempenho, como motores híbridos e flex.