Energia

Seca paralisa hidrelétrica de Santo Antônio

Os níveis de vazão do Rio Madeira estão cerca de 50% abaixo da média histórica

Vista aérea da Hidrelétrica Santo Antônio, alimentada pelo Rio Madeira, que registra vazão 50% abaixo da média histórica (Foto: Divulgação)
Vista aérea da Hidrelétrica Santo Antônio (Foto: Divulgação)

A Santo Antônio Energia (SAE) informou nesta segunda-feira (2/10) que interrompeu as operações da hidrelétrica de Santo Antônio (3.568 MW) por causa da baixa vazão do Rio Madeira. Segundo a empresa, a medida está alinhada com o Operador Nacional do Sistema (ONS).

Os níveis de vazão estão cerca de 50% abaixo da média histórica, segundo a companhia, o que justifica a decisão. Não foi informada previsão para retomada do funcionamento.

“Embora a usina tenha relevante importância para o sistema elétrico, no período de baixas vazões no rio Madeira opera com geração reduzida, podendo ser paralisada, caso os limites operativos das unidades geradoras sejam atingidos. Neste cenário, o ONS operará o sistema de forma a manter suas condições sistêmicas adequadas atuando junto aos demais agentes”, afirmou a empresa.

Receitas não serão afetadas

A SAE ressaltou no comunicado que continuará recebendo normalmente pelos contratos de compra e venda de energia mesmo com a interrupção das operações.

“Mesmo nesta condição, o rio Madeira permanecerá seguindo seu curso natural, com passagem da vazão concentrada no Vertedouro Principal da usina, sem qualquer impacto em seu fluxo normal. Igualmente, durante este período de restrição hídrica as receitas dos contratos de venda não serão impactadas.

Atualmente, 70% da energia da usina é fornecida para o mercado regulado e 30% é direcionada para o mercado livre.

A companhia é uma subsidiária integral da Madeira Energia S.A., controlada por Furnas (76,5065%), em sociedade com a Novonor Energia (8,8577%), que está em recuperação judicial, a SAAG Investimentos S.A. (5,1114%), da Andrade Gutierrez, e a Caixa Fundo de Investimento em Participações Amazônia Energia (9,5244%), que tem como quotistas a Novonor Energia do Brasil S.A. e o Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço-FI-FGTS.