Combustíveis e Bioenergia

GNV fica mais barato no Rio de Janeiro a partir de maio

Naturgy vai reduzir entre 1,45% e 3,23% as tarifas para os postos de combustíveis do estado

GNV vai ficar mais caro para motoristas no Rio, após reajuste de 19%. Na imagem, abastecimento em posto de gás natural veicular, o GNV
Abastecimento em posto de gás natural veicular, o GNV (Foto: Divulgação/Bahiagás)

RIO — A Naturgy vai reduzir entre 1,45% e 3,23% as tarifas de gás natural veicular (GNV) para os postos de combustíveis, no estado do Rio de Janeiro, a partir de 1º de maio.

Na Região Metropolitana do Rio, para clientes da CEG, a queda será de 1,45%. Já no interior, na área de concessão da CEG Rio, a tarifa do GNV cairá 3,23%.

Os preços pagos pelos motoristas, contudo, podem ser diferentes daqueles cobrados da distribuidora. Isso porque os postos têm liberdade para repassar integralmente ou não os ajustes.

A Naturgy vai cortar também as tarifas para os demais segmentos:

  • Industrial: a queda será de 1,47% para clientes da CEG e de 3,19% na CEG Rio;
  • Residencial: as tarifas cairão 0,67% na área da CEG e 1,78% na CEG Rio;
  • Comercial: o gás fica 0,7% na CEG e 1,78% na CEG Rio.

Ajuste reflete queda de preços da Petrobras

O ajuste nas tarifas da Naturgy reflete a redução no custo de aquisição do gás natural fornecido pela Petrobras.

A petroleira anunciou que o preço do gás natural vendido pela companhia às distribuidoras será reduzido em 8,1% a partir de 1º de maio, na média. Esse valor considera tanto a parcela da molécula quanto do transporte.

Por contrato, os preços da molécula praticados pela petroleira são ajustados trimestralmente, com base na variação do petróleo (Brent) e taxa de câmbio.

Durante o trimestre em referência, o petróleo caiu cerca de 8,7% e o câmbio teve valorização de 1,1%, segundo a Petrobras.

Já a parcela do transporte é ajustada pela empresa anualmente, em maio, com base na variação do IGP-M. Nesse caso, o ajuste será de apenas 0,2% a partir de maio.