Biogás

ZEG Biogás e Coagro assinam contrato para usina de biometano no norte fluminense

Empreendimento terá investimento de R$ 60 milhões e deve fazer as primeiras entregas em 2026

ZEG Biogás e Coagro vão produzir biometano a partir da vinhaça
Com aquisição da ZEG Biogás, Vibra assume compromisso de investir no desenvolvimento do biometano (Foto: Robert Heilinger/Wiki Commons)

A ZEG Biogás e a Coagro assinaram nesta quarta-feira (11/9) um contrato para construir a primeira planta de biometano do norte do estado do Rio de Janeiro. Com capacidade de produção de 3,7 milhões de metros cúbicos por ano, o empreendimento deve fazer as primeiras entregas no início de 2026.

A obra terá a duração de 18 meses, com investimento previsto em R$ 60 milhões. A planta produzirá biogás a partir da vinhaça, um subproduto do etanol. 

Caso haja maior possibilidade de biomassa, será possível aumentar a produção de biogás. A expectativa das empresas é que a produção agroindustrial da região e a plantação de novas culturas sejam fomentadas com o empreendimento.

“O biometano é um combustível limpo, socialmente responsável, e contribuirá de forma relevante para tornar o Brasil uma potência energética renovável no curto prazo”, disse o CEO da ZEG Biogás, Eduardo Acquaviva.

A empresa desenvolveu tecnologias de produção e distribuição de biogás e biometano. A ZEG Biogás tem entre seus acionistas Vibra Energia, Capitale e FSL.