Petrobras vai fornecer gás natural para as fábricas de fertilizante de Bahia e Sergipe

Fábrica de fertilizantes nitrogenados de Sergipe, arrendada pela Unigel (Foto: Juarez Cavalcanti/Divulgação)
Fábrica de fertilizantes nitrogenados de Sergipe, arrendada pela Unigel (Foto: Juarez Cavalcanti/Divulgação)

A TAG anunciou nesta sexta-feira(29) ter firmado um acordo com a  Proquigel Química S.A., empresa do Grupo Unigel, para garantir o fornecimento de gás natural para as fábricas de fertilizantes da companhia na Bahia e Sergipe. O acordo, válido a partir de hoje, prevê a entregar de 2,3 milhões de metros cúbicos de gás ao dias para as duas plantas em conjunto.

O gás será fornecido pela Petrobras à Proquigel a partir do campo de Manati, no litoral da Bahia.

O contrato tem prazo de um ano de duração e envolve a atual estrutura de transporte de gás da TAG.

O acordo prevê a entrega do combustível em citygates, nos quais a Proquigel possui acordos com as distribuidoras locais dos dois estados.

[sc name=”adrotate” ]

A TAG anunciou que a planta de Sergipe será a primeira a receber o combustível, com volume médio diário de 1,1 milhões de m³. A fábrica da Bahia irá receber, em média, 1,2 milhões de m³ por dia a partir de março.

A Proquigel assumiu em agosto do ano passado as duas fábricas de fertilizantes a partir de um contrato de arrendamento da Petrobras para a exploração pelo prazo de 10 anos. O contrato com a Petrobras prevê a possibilidade de renovação por mais 10 anos. A Proquigel prevê que a entrada em operação das duas fábricas vá gerar 1.500 empregos diretos e indiretos nos dois estados.

Em dezembro, a Sergas anunciou o início das obras para a construção do acesso e das bases para implantação de duas estações de medição para o gás a ser fornecido à fábrica do Sergipe. O investimento da distribuidora estadual foi calculado em R$ 2,78 milhões.

[sc name=”newsletter” ]