Gás Natural

MSGás busca fornecedor de GNC e GNL para interiorizar mercado no Mato Grosso do Sul

Plano de expansão da distribuidora prevê entrega de gás em mais cinco municípios entre 2024 e 2025

Cade aprova compra da Neogás pela Ultragaz. Na imagem: Vista aérea de arreta carregada com cilindros, na cor rosa, para transporte de gás natural comprimido (GNC) da NEOGás (Foto: Cortesia/NEOGás)
(Foto: Cortesia NEOGás)

A MSGás abriu uma chamada pública para contratar fornecedores de gás natural comprimido (GNC) e liquefeito (GNL), com o objetivo de interiorizar o abastecimento no Mato Grosso do Sul.

A distribuidora espera receber, até 5 de maio, as propostas para prestação de serviços de compressão e/ou liquefação, transporte e descompressão e/ou regaseificação da molécula de propriedade da MSGás, a partir de bases em Campo Grande e Três Lagoas.

Os serviços poderão ser contratados pelo prazo de cinco anos

O plano da MSGás é, a partir de 2024, levar gás natural a até cinco municípios, que somam uma demanda estimada em 21 mil m3/dia, num primeiro momento: Bataguassu, Dourados, Inocência, Ribas do Rio Pardo e Sidrolândia.

A primeira cidade contemplada pelo plano de expansão é Bataguassu, a partir de julho de 2024, com foco na demanda dos postos de gás natural veicular (GNV). A movimentação prevista é de 700 m3/dia.

Em seguida, a MSGás pretende iniciar o fornecimento de gás aos municípios de Dourados e Sidrolândia, a partir de setembro do ano que vem. Juntas, somam uma demanda de 500 m3/dia.

Em Dourados, porém, existe uma expectativa de que o consumo atinja cerca de 4,5 mil m3/dia em 2026, conforme o mercado local for sendo desenvolvido.

A partir de janeiro de 2025, a ideia é levar o gás até Inocência, que pode demandar 20 mil m3/dia, mas cujo ramal dedicado ainda depende da evolução nas negociações comerciais com o cliente.

Por fim, a partir de março de 2025, está previsto o início do atendimento a Ribas do Rio Pardo, com foco em GNV e uma demanda estimada em 400 m3/dia