A presidente da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG), Angélica Laureano, alertou para os impactos do atraso na revisão tarifária das transportadoras de gás natural, conduzida pela ANP. A previsão inicial era de que o processo fosse concluído em setembro, mas já há indicações de que pode se estender até outubro ou novembro. “Nos preocupa sobremaneira, porque os nossos resultados estão caindo”, afirmou, em entrevista ao estúdio eixos durante o Seminário de Gás Natural do IBP, no Rio de Janeiro. O ciclo tarifário da TBG venceu em 2024.
Segundo Angélica, o atraso prejudica a contabilização de novos investimentos no ciclo tarifário e afeta diretamente os planos de expansão da malha. Um dos principais entraves é a definição do custo médio ponderado de capital (WACC), necessário para viabilizar o projeto de interligação com a malha da NTS e trazer o gás do pré-sal até o Sul do país. “Esse timing era ontem. Já deveríamos estar em construção”, disse.
Novas fontes e rotas: biometano, gás argentino e integração regional
Além do gás do pré-sal, a TBG aposta na injeção de biometano no sistema. A empresa estuda a criação de um hub no Noroeste de São Paulo, com potencial de até 3 milhões de m³/dia, volume muito superior à demanda local, estimada em 700 mil m³/dia. “Estamos trabalhando com a possibilidade de uma tarifa especial, mas tudo depende da ANP”, explicou.
A companhia também acompanha os testes de importação de gás da Argentina via Bolívia e avalia outras rotas no médio e longo prazo: pelo Paraguai, pela TSB com conexão a Porto Alegre, e por GNL entregue no terminal da TGS. Para a rota via TSB, seria necessário construir um novo duto de cerca de 500 km e adaptar o sentido do fluxo na TBG, em um investimento estimado em US$ 2 bilhões.
Entre as preocupações da TBG está também o risco de fuga de demanda, especialmente das térmicas. Angélica defende o modelo de postalização da tarifa como forma de promover maior economicidade para o setor e reforçou a necessidade de segurança regulatória. “É a revisão tarifária desse ano que vai nos dizer como chegaremos ao final com isso.”