Mercado de gás

SCGás busca contratos de gás de curto prazo e para projeto de interiorização

Distribuidora abriu duas chamadas públicas para aquisição de gás, uma delas para rede estruturante no Planalto Norte de SC

Distribuidora SCGás busca contratos de gás natural de curto prazo e para projeto de interiorização no Planalto Norte Catarinense. Na imagem: Caminhão para transporte de GNL conectado a terminal com mangueira espessa e trabalhador na operação. Distribuição de GNL de pequena escala – small-scale (Foto: Divulgação Galileo)
Distribuição de GNL de pequena escala – small-scale (Foto: Divulgação Galileo)

RIO — A SCGás abriu duas chamadas públicas para aquisição de gás natural, sendo uma delas para suprimento de um projeto estruturante no Planalto Norte Catarinense e uma segunda para assinatura de contratos de fornecimento de curto prazo.

A primeira concorrência faz parte de um investimento de R$ 22 milhões da distribuidora de gás canalizado de Santa Catarina para levar gás aos municípios de Três Barras, Canoinhas e Mafra a partir de 2025.

O objetivo da SCGás é atender, sobretudo, indústrias do setor de papel e celulose da região. A rede isolada do Planalto Norte será abastecida por caminhões de gás natural liquefeito (GNL) ou gás natural comprimido (GNC).

O prazo de recebimento das propostas é até 19 de abril. A concessionária aceitará propostas para entrega de três níveis de volume: 10 mil m3/dia; 43 mil m3/dia; ou 85 mil m3/dia. Em todos os casos, a SCGás busca contratos de cinco anos.

A distribuidora chegou a abrir uma chamada para aquisição de gás para o Planalto Norte em 2022. Recebeu, na ocasião, duas propostas, mas encerrou o processo sem sucesso. A companhia alegou que alterações mercadológicas afetaram o escopo da chamada.

Já a segunda concorrência aberta pela SCGás visa a contratar gás para suprimento de curto prazo. Nesta modalidade, é possível fechar operações pontuais tendo em vista atender aos picos de demanda do mercado.

O prazo para manifestação de interesse, nesse caso, é até 15 de abril. A empresa mira oportunidades de diversificação de sua base de supridores e ganhos de competitividade.

Hoje, a SCGás é abastecida, em sua maior parte, pela Petrobras, mas também tem contratos de fornecimento firme com a Galp e New Fortress.