A Petrobras e a Coppe/UFRJ assinam nesta quarta-feira (16/4) acordo para criar o maior laboratório do país para estudos sobre escoamento de gás natural e petróleo. A estrutura de 150 metros permitirá simular condições reais de operação, incluindo pesquisas com CO2 puro, divulgou a petroleira em nota.
O equipamento, chamado de Loop de Garantia de Escoamento, será instalado no Centro de Tecnologia da UFRJ, no Rio de Janeiro.
A cerimônia de assinatura contará com a presença da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e de autoridades acadêmicas, como a diretora da Coppe, professora Suzana Kahn, e o reitor da UFRJ, professor Roberto Medronho, além de representantes do setor de O&G.
O laboratório, segundo a Petrobras viabilizará estudos de fenômenos que possam obstruir dutos de transporte de óleo ou gás natural, como a formação de hidratos. E será o único no Brasil capaz de testar escoamentos com 100% de CO2 e em uma escala mais próxima à dos campos.
A tecnologia será relevante também para projetos de captura, armazenamento e uso de carbono (CCUS), já que possibilitará pesquisas com sistemas ricos em dióxido de carbono.
Petrobras e Braskem planejam hub de CCS na Bahia
Há quinze dias, em 28 de fevereiro, a Petrobras e Braskem assinaram acordo para aprofundar estudos sobre projetos de captura de carbono (CCS) na Bahia. O Memorando de Entendimento (MoU) prevê a análise conjunta de aspectos técnicos ligados à captura, transporte e armazenamento de CO2, além da avaliação de possíveis modelos de negócio voltados à economia de baixo carbono.
As empresas consideram a criação de um hub regional para concentrar o CO2 captado de diversas fontes — como refinarias, indústrias petroquímicas, siderúrgicas e termelétricas —, que seria transportado por uma malha integrada de gasodutos até reservatórios geológicos monitorados, viabilizando o armazenamento em larga escala.