Vaca Muerta

Pan American Energy assina contrato com a Comgás para venda de gás flexível da Argentina

Acordo prevê a entrega de até 1 milhão de m3/dia por transação, na modalidade flexível

PAE foca no desenvolvimento de Vaca Muerta, uma das maiores reservas de gás não convencional do mundo, segundo o diretor para o Brasil, Alejandro Catalano Dupuy, na imagem (Foto Divulgação)
Diretor para o Brasil da Pan American Energy (PAE), Alejandro Catalano Dupuy (Foto Divulgação)

RIO — A Pan American Energy (PAE), uma das principais petroleiras privadas da Argentina, assinou contrato com a Comgás para fornecimento de gás natural até o fim de 2025 — o prazo pode ser ajustado à demanda da distribuidora paulista.

Ao todo, o acordo prevê a entrega de até 1 milhão de m3/dia por transação, na modalidade flexível.

A produtora argentina foi uma das selecionadas pela Comgás na chamada pública de contratação de molécula, em 2024.

A companhia pretende dobrar sua produção, de 18 milhões de m³/dia nos próximos três a quatro anos, com foco no desenvolvimento de Vaca Muerta, uma das maiores reservas de gás não convencional do mundo, localizada na Patagônia argentina.

A Pan American Energy entrou no Brasil em 2021, focada inicialmente em energias renováveis, e agora quer desenvolver o negócio de gás.

A PAE está desenvolvendo seu próprio braço de trading, mas também tem acordos para venda de gás a comercializadores, como a Tradener.

A produtora argentina mira também o potencial do mercado termelétrico brasileiro e assinou termo de compromisso com a MGás, da J&F, para suprimento das térmicas do grupo no Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP).

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias