GNL small scale

GNLink vence chamada da Cegás para fornecer gás ao interior do Ceará

Distribuidora de GNL small scale vai fornecer gás ao polo Crajubar, um dos principais centros econômicos do interior cearense

GNLink vence chamada da Cegás (Foto Divulgação)
GNLink vence chamada da Cegás (Foto Divulgação)

BELO HORIZONTE — A GNLink, distribuidora de gás natural liquefeito (GNL) em pequena escala (small scale) venceu chamada pública da Cegás para o fornecer gás natural a cidades do interior do Ceará que não estão conectadas à rede de gasodutos da concessionária estadual.

O acordo prevê o fornecimento de 79,3 milhões de m³ de gás natural ao polo Crajubar, que reúne os municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha e que é um dos principais centros econômicos do interior do Ceará, com 520 mil habitantes. 

Este será o segundo projeto estruturante desenvolvido pela GNLink com distribuidoras de gás canalizado na região Nordeste, onde a companhia tem projetos de liquefação na Bahia e no Rio Grande do Norte.

“Este projeto reafirma nosso compromisso de interiorização e acesso ao gás natural no Brasil, conectando regiões estratégicas e promovendo desenvolvimento sustentável”, afirmou o CEO da GNLink, Marcelo Rodrigues, em nota à imprensa.

A GNLink é uma empresa do grupo Lorinvest, mas teve parte de seu capital comprado este ano pela Copa Energia.

A transação, no valor de R$ 100 milhões, envolveu a aquisição, pela Copa, de uma fatia de 36% da empresa.

A injeção de recursos ajudará a financiar não só os projetos atuais, mas o novo ciclo de investimentos da companhia.

A GNLink espera fechar o ano com três plantas de liquefação em operação, no Paraná, Bahia e Rio Grande do Norte, e capacidade equivalente a 290 mil m³/dia de gás natural, e planeja um novo ciclo de expansão para dobrar essa capacidade nos próximos anos.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias