RIO — A Nova Transportadora do Sudeste (NTS) fechou com a Shell e Galp, para 2023, seus primeiros contratos firmes com carregadores além da Petrobras.
As duas petroleiras privadas operaram com contratos na modalidade interruptível em 2022 e passam, agora, a contar com contratos firmes extraordinários — e válidos pelos próximos 12 meses.
A Galp contratou capacidade de entrada em Caraguatatuba (SP) e no Terminal de Cabiúnas (Tecab), em Macaé (RJ). A portuguesa também contratou a capacidade de saída em Minas Gerais e na Replan (SP), na interconexão com a malha da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG).
Já Shell contratou capacidade de entrada em Caraguatatuba e Tecab.
- Quem comprou e quem vendeu? O raio-x dos novos atores da abertura do mercado de gás no Brasil
Transportadoras pedem fim das chamadas públicas
A NTS quer se concentrar em oferecer contratos de curto prazo, de forma mais simplificada.
Os contratos com Shell e Galp são extraordinários e foram fechados por meio do POC (o Portal de Oferta de Capacidade), sem necessidade de chamada pública.
O fim das chamadas públicas para contratação de capacidade de gasodutos existentes é um pleito das transportadoras.
- Para aprofundar: ANP estuda acabar com chamadas públicas de gasodutos
Elas já oferecem aos clientes produtos na POC, sem necessidade de CPs, como os contratos de curto prazo, interruptíveis ou extraordinários.
E pedem à ANP para que sejam liberadas a ofertar a capacidade firme disponível sem CPs para contratos de maior duração. A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) avalia.