MSGÁS, GasBrasiliano, Compagás, SCGÁS e Sulgás anunciaram nesta sexta (18) que lancarão em março de 2021 uma nova chamada pública para mais de 6 milhões de m³/dia. As distribuidoras de gás natural projetam potencial firme de contratação para o período 2022/2023 de até 3,5 milhões de m³/dia, com o objetivo de complementar os volumes parcialmente já contratados pelas empresas para atendimento de seus mercados no período em questão.
A partir de 2024, os volumes são indicativos e projetam o atendimento potencial total dos mercados das distribuidoras participantes do processo, superando então a marca de 6 milhões de m³/dia.
As distribuidoras também desejam avaliar projetos de suprimento para médio e longo prazos com novos terminais de regaseificação de GNL a serem instalados na região Sul do país.
Segunda chamada
Esta é a segunda chamada pública abertas pelas distribuidoras do centro-sul. A primeira acabou contratando apenas com a Petrobras. YPFB, Shell, Petrobras, Total, Golar e Repsol foram selecionadas para ir até a terceira etapa da primeria chamada pública, com previsao de aquisição de 10 milhões de m3/dia feita.
Juntas, as cinco distribuidoras atendem mais de 134 mil consumidores de gás natural e têm mais de 4,4 mil km de redes de distribuição em 161 municípios. Na primeira etapa da chamada pública, foram recebidas 51 propostas de 15 empresas.
“Ao longo do processo foram identificados diversos desafios e barreiras, principalmente ligados ao transporte de gás. Queremos contribuir de forma institucional para que todos tenhamos segurança regulatória e contratual a fim de mitigar os riscos envolvidos e garantir a evolução sustentável do setor”, destaca Rafael Lamastra Jr, diretor-presidente da Compagás.
Rafael Lamastra Jr esteve na epbr gas week, conversando sobre os desafios para a distribuição de gás natural no país. Reveja.
[sc name=”youtube” id=”JJ7PyRyh51Q” ]