Essa newsletter é enviada primeiro
aos assinantes, por e-mail.
Assine gratuitamente
COMECE SEU DIA
APRESENTADA POR
em jogo
A Petrobras pré-qualificou dez empresas para o arrendamento do terminal de GNL de Salvador, na Bahia. Estão na disputa petroleiras, distribuidoras e comercializadoras de gás e empresas de GNL.
A informação foi antecipada aos assinantes do político epbr, serviço premium de informação da agência epbr, na última terça-feira.
— Processo iniciado em dezembro de 2019 faz parte do acordo firmado com o Cade (o TCC) que prevê a saída da Petrobras de diversos elos do mercado de gás, como transporte e distribuição.
— Empresas interessadas poderão disputar o arrendamento do terminal e do gasoduto interligado. O contrato do FSRU, unidade flutuante de liquefação, não está incluído.
— A vazão máxima de regaseificação do TR-BA é de 20 milhões m³/d. O gasoduto é interligado a dois pontos de entrega: Estação Redutora de Pressão de São Francisco do Conde (ERP SFC) e a Estação de Controle de Vazão de São Sebastião do Passé.
As empresas qualificadas:
- Golar Power Latam Serviços Marítimos Ltda
- Gás Natural do Brasil S.A.
- Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás)
- Repsol LNG Holding S.A.
- BP Energy do Brasil Ltda.
- Compass Gás e Energia (Cosan)
- Total Gás & Eletricidade do Brasil Ltda
- Shell Brasil Petróleo Ltda
- Excelerate Energy L.P
- BG do Brasil Ltda
PUBLICIDADE
O grupo indiano Essar está entre os interessados na disputa pelas refinarias da Petrobras, informa o Valor. A companhia confirmou a apresentação de proposta pelo fundo Mubadala, de Abu Dhabi, para a Landulpho Alves (Rlam), na Bahia, e segundo informações da Reuters e de O Globo, a chinesa Sinopec também estaria no grupo de empresas que cogita comprar unidades da Petrobras.
— Semana passada, os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ), acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) para que a criação de subsidiárias para facilitar a privatização de empresas estatais seja considerada como um desvio de finalidade e, portanto, ilegal.
Lideranças do Senado Federal cobram da Economia um plano para evitar que a privatização da Eletrobras leve a um aumento nas tarifas de energia. Negociação passa por aportes na CDE de recursos levantados para a União com a capitalização da empresa – senadores quem 50%. Estadão
— Levantamento da Abrace mostra que há diversas iniciativas no Congresso Nacional para garantir subsídios na conta de luz. Entre as propostas, há isenção de cobrança em caso de perda do emprego, desconto de 75% para operadores de trens ou metrôs, de 30% para produtores de leite, proibição do corte de luz em clubes esportivos e em templos religiosos. Valor
— “Todos esses benefícios se tornam custo para os demais consumidores e tiram a competitividade da indústria. O subsídio acaba encarecendo o automóvel, a argamassa, o frango congelado no supermercado”, critica Paulo Pedrosa, presidente da associação que representa os grandes consumidores de energia.
— A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB/AC) defende que manter o controle estatal sobre a Eletrobras é fundamental, especialmente em um cenário de crise como o atual. E que a pandemia deveria desestimular o plano de privatização da companhia.
— “Cabe a pergunta: quem garante que, privatizada, a Eletrobras faria novos investimentos, especialmente diante da incerteza global?”, questiona, em artigo publico em O Globo.
As distribuidoras de energia pedem que a Aneel acelere a consulta pública que discutirá o reequilíbrio econômico dos contratos de concessão. Ao todo, 50 empresas aderiram à Conta-Covid, pacote de empréstimos de R$ 14,8 bilhões para socorrer o setor. Valor
Na quinta (9), às 15h30, a agência epbr entrevista ao vivo Marcelo Magalhães, presidente da PetroReconcavo e da Potiguar E&P, um grupo que está expandindo as operações de produção de petróleo e gás natural no Nordeste, a partir da aquisição de ativos da Petrobras
Inscrições abertas no ZOOM (vagas limitadas)
e transmissão em youtube.com/epbrasil
Por e-mail, você recebe também recebe diariamente a agenda das autoridades
[sc name=”newsletter” ]