Gás Natural

Compass desiste da chamada pública da Cegás

Cegás avalia distribuição de hidrogênio para desenvolver mercado interno. Na imagem: Rede de dutos amarelos (com registros azuis) em instalações da Cegás, distribuidora de gás canalizado no Ceará; com trabalhador uniformizado, de costas, em primeiro plano observando a operação Foto: Divulgação)
Instalações da Cegás, distribuidora de gás canalizado no Ceará (Foto: Divulgação)

A Cegás informou nesta segunda-feira (29/11) que a Compass, do Grupo Cosan, declinou de continuar participando da chamada pública para suprimento de gás natural para a distribuidora do Ceará em 2022. A Petrobras foi declarada a única vencedora da concorrência.

No começo do mês, a PetroRecôncavo anunciou que havia encerrado as negociações com a Cegás, na sequência da desistência da Shell, que também havia sido declarada vencedora na concorrência.

Outras chamada públicas

Em outubro, a Algás, distribuidora que atende ao estado de Alagoas, anunciou que a Origem Energia e Compass Comercialização venceram sua chamada pública para aquisição de gás natural a partir de 2022.

A empresa do Grupo Cosan foi a única vencedora também na chamada pública realizada pela Sergás, distribuidora que atende ao estado de Sergipe, onde a Shell também declinou de participar após ser declarada vencedora.

Mas a pressão por prazo e garantia de abastecimento está fazendo a Sergás correr em busca de outros supridores, para além dos que participaram da chamada pública.

“A companhia informa que, diante da atual dinâmica negocial inerente ao mercado de gás natural, passou a negociar com agentes que não participaram da chamada pública”, informou a empresa em comunicado divulgado no começo do mês.

Majors levam gás para Bahia

A Bahiagás anunciou que Equinor, Galp, Shell e Compass venceram a chamada pública promovida pela distribuidora para o fornecimento de gás natural a partir de 1o de janeiro de 2022. A empresa está agora negociando os contratos que serão assinados.

É a primeira chamada pública para compra de gás natural realizada por distribuidoras vencida pela Equinor e Galp, produtoras de gás no offshore brasileiro.