O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, confirmou que a empresa está alinhada com o governo e vai realizar novas vendas de empresas de transporte e distribuição. “Vamos abrir espaço”, afirmou, após participar de evento na B3, em São Paulo, nesta quinta (27).
As informações são da agência Reuters.
Com a resolução para o mercado de gás, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) espera que a Petrobras venda a totalidade das suas ações em empresas de transporte e distribuição.
“Vamos abrir espaço, vendendo empresas, saindo do transporte, já começamos a andar com isso, vendendo a NTS e a TAG”, afirmou Castello Branco.
“Vamos aprofundar a venda de gasodutos, vamos sair da distribuição de gás e outras medidas que estão sendo discutidas com o Cade”, acrescentou.
A expectativa do governo é que um Termo de Compromisso de Cessação (TCC) seja assinado entre a Petrobras e o Cade. O assunto chegou a ser pautado para a reunião de ontem (26) do conselho, mas a discussão foi adiada.
O TCC é o mesmo mecanismo que o Cade utilizou para validar a venda das refinarias da Petrobras como uma forma de encerrar a investigação sobre abusos da petroleira, como agente dominante de mercado.
[sc name=”newsform”]