Biogás na geração distribuída

Usinas de biogás na Paraíba vão fornecer energia para geração distribuída

Duas unidades processarão 1,2 toneladas de resíduos por dia e devem atender até 20 mil residências

Usina de biogás de resíduos sólidos urbanos construída pela Asja no aterro sanitário de João Pessoa, na Paraíba (Foto Divulgação)
Projeto aproveitará 1,2 toneladas de resíduos por dia do aterro sanitário de João Pessoa, na Paraíba (Foto Divulgação Asja)

LYON (FR) — Duas usinas de biogás vão transformar resíduos sólidos urbanos de aterros sanitários em energia elétrica em Campina Grande e Guarabira (PB) para comercialização no modelo de geração distribuída (GD).

O projeto é uma parceria entre a Asja, empresa de desenvolvimento de projetos de energias renováveis; a Migratio Bioenergia, de análise de viabilidade de projetos de produção de biogás, biometano e hidrogênio verde; a Ecosolo, de gestão de resíduos sólidos; e a CMU Energia, que comercializará a energia gerada.

As empresas investiram R$ 40 milhões e afirmam ter contratos com mais de 600 clientes para fornecimento da energia. A usina de Guarabira entrará em operação neste mês. Não há previsão de início de funcionamento para a de Campina Grande.

Cada uma terá potência instalada de 2,5 megawatts (MW) e potencial de geração de 42 GWh/ano, o suficiente para atender até 20 mil casas. Elas processarão, juntas, 1,2 toneladas de resíduos por dia.

“Já operamos usinas de biogás em outros estados, e esta será a primeira na Paraíba a fornecer energia elétrica para as casas dos paraibanos. Esse avanço representa mais um passo importante para ampliar a matriz energética do estado, tornando-a mais renovável e mais acessível”, afirmou o diretor da Asja Brasil, Rickard Schafer. 

De acordo com as empresas, com a entrada em operação das usinas, será evitada uma emissão anual equivalente a 160 mil toneladas de gás carbônico. O projeto prevê, ainda, a comercialização de créditos de carbono, com a meta de emissão de 91 mil títulos por ano em Campina Grande e 69 mil créditos em Guarabira. 

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias