Chamada pública

Rio Grande do Sul abre edital para projetos de biogás

Programa incentiva a comercialização local de biocombustíveis

Projeto da Copel e Itaipu gera energia a partir do biogás de dejetos de suínos na granja em São Miguel do Iguaçu, no Oeste do Paraná (Foto: Divulgação)
Projeto da Copel e Itaipu gera energia a partir do biogás de dejetos de suínos na granja em São Miguel do Iguaçu, no Oeste do Paraná | Foto: Divulgação

O Rio Grande do Sul lançou uma Chamada Pública para a implementação de biodigestores, voltados para a produção de biogás.

A iniciativa, parte do Programa Biogás-RS, foi anunciada pelo governador Eduardo Leite (PSDB), em um encontro que destacou a importância de fomentar tecnologias que transformem resíduos orgânicos agropecuários em fontes de energia renovável.

O programa Biogás-RS incentiva a comercialização local de biocombustíveis e amplia a oferta interna de biogás em diversas regiões do estado.

O edital estabelece critérios técnicos para o enquadramento de projetos que visem o aproveitamento energético a partir do biogás.

Quem pode participar

Produtores rurais, grupos, pessoas jurídicas e cooperativas agropecuárias podem se beneficiar. As propostas devem ser enviadas até 15 de outubro, com resultados preliminares divulgados em 20 de novembro e finais em 20 de dezembro.

Após a divulgação, os beneficiários poderão buscar financiamento com o Banco de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Badesul).    

“O chamamento para a cadeia de biocombustíveis visa fomentar essa tecnologia, que pode ser produzida em pequena, média ou grande escala, ou até mesmo por meio de consórcios”, afirmou a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann.

“Além de representar uma solução para o passivo ambiental dos produtores rurais, há um grande potencial econômico”, completou.