Descarbonização do transporte

Jomed Transportes fecha acordo com Ultragaz para usar biometano em sua frota de caminhões

No primeiro ano do projeto, o biocombustível abastecerá 19 caminhões da frota; o abastecimento ocorrerá em uma única central

Scania lançou recentemente caminhões movidos a gás e/ou biometano (Foto Divulgação)
Scania lançou recentemente caminhões movidos a gás e/ou biometano (Foto Divulgação)

BELO HORIZONTE — A Jomed Transportes, empresa do setor de transporte rodoviário de cargas, fechou um acordo com a Ultragaz para abastecimento de sua frota própria de caminhões com biometano.

No primeiro ano do projeto, o biocombustível abastecerá 19 veículos, que operam em rotas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.

A frota da empresa será abastecida a partir de uma única central exclusiva de distribuição, dentro das instalações da Jomed.

Segundo a Ultragaz, o serviço, chamado Hydraulic Power Unit (HPU), reduz em cerca de 50% o custo de consumo de energia, quando comparado ao sistema convencional; aumenta a autonomia dos veículos; e otimiza o processo, ao reduzir o tempo de abastecimento.

“O biometano é a grande aposta para a descarbonização do setor logístico do país”, afirmou, em nota, o diretor de Gases Renováveis da Ultragaz, Erik Trench. 

O uso do biometano faz parte da meta da Jomed de reduzir em 30% suas emissões absolutas diretas até 2030.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias