O grupo europeu Eren e a IVRI anunciaram a criação de uma joint venture, a Eren Biogás Brasil (EBB), para desenvolvimento e investimento em projetos de biogás e biometano – além de biofertilizantes, CO2 biogênico e atributos ambientais.
A Eren Biogás Brasil pretende atuar na produção do gás renovável tanto a partir de resíduos sólidos urbanos quando de resíduos orgânicos provenientes dos setores sucroenergético e agroindustrial.
A parceria marca a entrada do grupo Eren no mercado brasileiro de biometano e biogás.
A companhia começou a atuar no país de olho, num primeiro momento, nos negócios de geração de energia solar e eólica – que foram posteriormente assumidos pela TotalEnergies, quando a francesa comprou 100% da Total Eren.
A IVRI é uma empresa brasileira focada em moléculas limpas, como biogás e hidrogênio verde, e foi criada por ex-executivos da Total Eren Brasil justamente após a venda da companhia para a TotalEnergies em 2023.
“O Brasil possui uma forte atividade agroindustrial, o que gera uma quantidade significativa de resíduos orgânicos cujo potencial ainda é subutilizado. Isso representa uma oportunidade única de transformar resíduos em soluções sustentáveis, criando valor econômico e ambiental”, afirmou, em nota, o CEO da Eren Biogás Brasil e fundador da IVRI, Pierre-Emmanuel Moussafir.
A investida da companhia acontece num momento em que a indústria do gás natural se movimenta para cumprir o mandato do biometano previsto no Combustível do Futuro.
O programa de incentivo ao biometano promete acelerar o crescimento desse setor no Brasil, que vem crescendo nos últimos anos a partir de iniciativas no mercado voluntário.