A mineradora australiana Fortescue anunciou nesta terça (20/8) o início das obras em seu Projeto Green Iron Metal (Metal Verde) na região de Pilbara, na Austrália Ocidental. Localizado no Green Energy Hub em Christmas Creek, o projeto de US$ 50 milhões deverá produzir mais de 1.500 toneladas por ano de metal verde, com a primeira produção prevista para 2025.
A planta usará hidrogênio verde, obtido a partir da eletrólise com energia fotovoltaica, para alimentar um forno de fusão elétrica, onde será produzido o metal verde de alta pureza.
Segundo a companhia, que planeja desenvolver uma cadeia de suprimentos para a siderurgia de baixo carbono, este metal será adequado para uso geral em qualquer planta siderúrgica do mundo.
“O ferro e o aço são a espinha dorsal da nossa infraestrutura, no entanto, os processos tradicionais de produção de ferro e aço estão entre as maiores fontes de emissões de gases de efeito estufa. Repensando toda a cadeia de valor do ferro e do aço, podemos produzir uma indústria inteiramente nova e verde aqui na Austrália”, disse o o presidente executivo da Fortescue, Andrew Forrest, durante a cerimônia de início das obras em Christmas Creek.
Estação de reabastecimento
Alimentada parcialmente por energia solar durante o dia, a planta compreende uma estação de reabastecimento de hidrogênio gasoso para reabastecer uma frota de 10 ônibus movidos a células a combustível. Este projeto recebeu apoio de US$ 2 milhões do Fundo de Hidrogênio Renovável do Governo da Austrália Ocidental.
Com dois eletrolisadores de 700kW, a planta de hidrogênio verde terá capacidade para produzir cerca de 530 kg do gás por dia, ou cerca de 195 toneladas anualmente.
A unidade também tem flexibilidade para produzir 350 quilogramas de hidrogênio líquido por dia a uma temperatura de cerca de -244˚C.