RIO – Uma falha em duas linhas de transmissão interrompeu o fornecimento de energia elétrica em partes do Rio de Janeiro na tarde desta sexta-feira (23/9).
Segundo informações divulgadas pela Eletrobras, por volta das 17h24, ocorreu um desligamento nas linhas Adrianópolis-Grajaú e Grajaú-Nova Iguaçu, ambas de 500 kV, impactando diretamente a Subestação Grajaú, da Eletrobras Furnas.
[jnews_block_29 first_title=”Nossa cobertura” exclude_post=”71694″ include_tag=”5197″]
A Subestação Grajaú é responsável por alimentar as regiões Norte, Sul e Centro da capital fluminense. A falha em questão levou à ativação de um sistema de proteção, resultando no desligamento de duas linhas de transmissão de 138 kV.
Essas linhas são essenciais para o fornecimento de energia em partes significativas da cidade do Rio de Janeiro. Com o apagão, um corte de carga de aproximadamente 350 MW foi registrado.
A normalização do sistema para o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) ocorreu às 17h45min. A Eletrobras, por sua vez, afirmou que está investigando as causas dessa ocorrência para evitar futuros incidentes.