RIO — As empresas de energia estão olhando cada vez mais para a capacidade dos profissionais de abraçar novas tecnologias, como a inteligência artificial, e as abordagens em relação a sustentabilidade, e não apenas para as capacidades técnicas, na visão do gerente de Departamentos de Recursos Humanos da SBM Offshore no Brasil, Julien Dainotto.
“Hoje, a atração de talentos é um desafio se você não tiver uma promessa clara dos caminhos do mercado e se não tiver uma proposta de valor de emprego sólida”, disse em entrevista ao estúdio eixos durante a OTC Brasil 2025, no Rio, na quinta-feira (30/10). Assista na íntegra acima!
Segundo Dainotto, os funcionários da indústria de energia querem fazer parte das mudanças globais que a transição energética está gerando. Nesse contexto, ele destacou também a importância dos programas para jovens talentos e para o aumento da diversidade no setor.
Principais pontos tratados pelo gerente da SBM
- Atração de talentos: Empresas buscam habilidades técnicas e comportamentais, além de abertura para tecnologias e sustentabilidade.
 - Oferta de empregos: oportunidades de carreira e participação em projetos inovadores ajudam a atrair e reter profissionais
 - Diversidade: Programas garantem oportunidades para mulheres e jovens talentos na indústria de óleo e gás.
 - Oportunidade: Momento é propício para entrar no setor e contribuir para a inovação e a melhoria de processos.