O Brasil introduziu uma abordagem estratégica inédita no processo multilateral na COP30, ao propor um “mapa do caminho” para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, na avaliação do CEO do Conselho Global de Energia Eólica (GWEC, na sigla em inglês) e presidente da Aliança Global de Energias Renováveis (GRA, na sigla em inglês), Ben Backwell.
Em entrevista ao estúdio eixos na COP30, em Belém, Backwell destacou como a iniciativa brasileira inaugurou uma discussão prática e até então ausente do centro das negociações climáticas: a necessidade de um plano concreto para reduzir o uso de combustíveis fósseis paralelamente à expansão de renováveis. Assista na íntegra acima.
Segundo ele, a entrada dos ministros na fase decisiva da COP30, esta semana, tende a acelerar os trabalhos e pode reposicionar o debate global.
A iniciativa global de integridade informacional do clima, lançada na segunda-feira (17/11) pela CEO da COP30, Ana Toni, também entrou no radar das negociações.
Segundo o executivo, o mecanismo busca enfrentar a desinformação que tem travado a implementação das energias renováveis em diversos países e representam “desafios para essa implementação mais rápida”.
A entrevista foi ao ar no programa diálogos da transição COP30 de segunda (17/11). Assista na íntegra.
Apresentado por Mariana Procópio, o programa traz os principais destaques do dia da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, realizada em Belém (PA). Inscreva-se no canal da agência eixos no Youtube, ative as notificações e fique por dentro de todos os conteúdos.
Principais assuntos tratados por Ben Backwell
- Panorama das negociações: avanço real deve começar com a chegada dos ministros, quando as discussões aceleram e entram na fase decisiva.
- Implementação: agenda prática da transição, com prioridade em redes, planejamento e etapas concretas discutidas em painéis e reuniões ministeriais.
- Articulação privada: entrega da carta do GRA à COP e ao Itamaraty, reforçando propostas para acelerar a implementação da transição energética.
- Protagonismo do Brasil: governo brasileiro introduz o roadmap de phase-out dos fósseis, considerado novo e central nas discussões da COP30.
- Combate à desinformação: iniciativa global de integridade climática para enfrentar o impacto da desinformação nas renováveis e na implementação da transição.
- Compromissos climáticos nacionais: Brasil apoia a coordenação dos NDCs atualizados dos países para manter trajetória compatível com o Acordo de Paris.
- Agendas da COP
- Energias Renováveis
- Eventos
- Gás
- Internacional
- Mercado de gás
- Política energética
- Transição energética
- Vídeos
- Aliança Global de Energias Renováveis (GRA)
- Ben Backwell
- Combustíveis fósseis
- COP30
- Descarbonização
- Diálogos da Transição 2025
- Economia de baixo carbono
- estúdio eixos
- GWEC
- Mudanças climáticas
- ONU