Biocombustíveis

Primeiro navio a metanol verde do mundo será abastecido pela Equinor

Petroleira norueguesa fechou contrato com a Maersk para fornecer combustível ao porta-contêiner que está a caminho da Dinamarca

Equinor vai abastecer primeiro navio a metanol verde do mundo em um acordo com a Maersk. Na imagem: Primeiro porta-contêiner movido a metanol verde no mundo navega rumo ao porto de Copenhagen, na Dinamarca, e vai ser abastecido pela Equinor (Foto: Divulgação Maersk)
Equinor vai abastecer primeiro porta-contêiner movido a metanol verde no mundo, que navega rumo ao porto de Copenhagen, na Dinamarca (Foto: Divulgação Maersk)

A Equinor fechou nesta segunda-feira (11/9) um acordo com a Maersk para abastecer o primeiro navio porta-contêiner movido a metanol verde do mundo. A embarcação está navegando em direção ao porto de Copenhagen, na Dinamarca, onde chegará em 14 de setembro para sua cerimônia oficial de nomeação.

O contrato garante o fornecimento de combustível nos primeiros meses de operação do navio, até o início de 2024. Nesse período, fará rotas do norte da Europa para o Mar Báltico, com reabastecimento em Roterdã.

O metanol verde fornecido pela Equinor é produzido a partir de biogás gerado por esterco, um processo que ajuda a reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

A embarcação com motor bicombustível foi construída pelo estaleiro Hyundai Mipo, em Ulsan, na Coreia do Sul. O motor bicombustível permite navegar com o metanol derivado de hidrogênio verde e com o combustível convencional de petróleo.

Mais de 100 navios encomendados

A Maersk planeja reduzir suas emissões de gases de efeito estufa a zero até 2040, com uma meta intermediária de usar combustíveis verdes para transportar pelo menos 25% de sua carga oceânica até 2030.

A empresa já encomendou mais 24 navios movidos a metanol para serem entregues entre 2024 e 2027, e futuramente, planeja usar e-metanol produzido em uma planta na Dinamarca a partir da primeira metade de 2024.

Ao todo, a indústria já encomendou mais de 100 navios a metanol verde em todo o mundo.

Entre os setores mais difíceis de descarbonizar, o transporte marítimo contribui com 3% das emissões totais de gases de efeito estufa (GEE), sendo responsável por 90% do volume do comércio mundial.