Energia

Equinor expande atividades de trading de energia no Brasil 

Danske Commodities, da companhia norueguesa, inicia atividades no país

Com investimento estimado em cerca de US$ 430 milhões, Mendubim é o segundo projeto solar de grande escala da Equinor no Brasil. Na imagem: Usina solar Apodi (162 MW) em operação desde 2018 no Ceará (Foto: Ole Jørgen Bratland/Equinor)
Usina solar Apodi (162 MW) em operação desde 2018 no Ceará (Foto: Ole Jørgen Bratland/Equinor)

A Danske Commodities, subsidiária da norueguesa Equinor, anunciou o início das atividades de comercialização de energia no mercado brasileiro, após fechar as primeiras operações, informou a empresa nesta terça (18/4). É primeiro país sul-americano com atuação da companhia, comprada pela Equinor em 2019.

A Equinor produz petróleo no Brasil e é operadora e sócia de projetos em fase de exploração e produção. Em 2018, expandiu o portfólio para energias renováveis com a entrada em operação do parque de geração solar de Apodi (162 MW), em Quixeré, no Ceará, em sociedade com a Scatec (43,75%, cada) e Apodi Participações (12,5%).

Ano passado, o consórcio formado pela Equinor, Scatec e Hydro Rein (33,3%, cada) iniciou as obras do parque solar de Mendubim (531 MW), em Assú, no Rio Grande do Norte, com entrada em operação prevista para o quatro trimestre deste ano.

A Danske Commodities investiu R$ 288 milhões no capital social da operação no Brasil. Globalmente, a companhia comercializa energia elétrica e gás natural em mercado dos EUA, Europa e Ásia.

“Estamos orgulhosos de anunciar que a Danske Commodities está oficialmente no mercado de energia brasileiro. A partir de nosso novo escritório em São Paulo, desenvolveremos nossos negócios tendo como bases nossos 20 anos de experiência em trading no mercado europeu de energia”, disse Jesper Tronborg, vice-presidente e head de Trading Global & Desenvolvimento de Mercados da Danske Commodities, em nota.

O parque de Apodi tem um contrato de 20 anos para comercialização de energia (PPA) com CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica). A energia de Mendubim atenderá à refinaria de alumina Alunorte, da Norsk Hydro, no Pará, em um contrato do mesmo prazo. Parcelas da geração podem ser comercializadas com outros clientes.  são comercializados para outros clientes.

“A Equinor conduz seus negócios no Brasil por mais de duas décadas e nós vemos o país como uma área relevante para crescimento seguro e sustentável a longo prazo. Estamos trabalhando para diversificar nossa oferta de energia com um portfólio robusto de óleo e gás e um posicionamento atrativo em renováveis. A presença da Danske Commodities no Brasil exerce um papel importante em nossa estratégia e ambição de sermos uma companhia líder na transição energética”, disse Veronica Coelho, presidente da Equinor no Brasil.