A Equinor anunciou, nesta segunda-feira (22/1), que entrou em operação seu primeiro empreedimento de armazenamento de energia elétrica em escala comercial, no Reino Unido. O projeto Blandford Road tem capacidade nominal de 25 MW e pode armazenar até 50 MWh de eletricidade.
O empreendimento, que pertence à Equinor, foi desenvolvido e é operado pela empresa de baterias britânica Noriker Power, da qual a norueguesa tem 45% de participação.
A unidade é composta de 150 baterias de íon-lítio e pode armazenar energia elétrica suficiente para abastecer 75.000 residências no Reino Unido por duas horas. Localizado em Dorset, está conectado à rede Southern Electric Power Distribution (SEPD).
De acordo com a empresa, já está em construção um outro empreendimento, Welkin Mill, com capacidade instalada de 35 MW/70 MWh. A expectativa é que comece a operar ainda este ano, na área da Grande Manchester, na Inglaterra.
“A Equinor prevê um portfólio de energias renováveis que combina ativos de geração como vento e solar com ativos flexíveis como baterias para ajudar a mitigar a intermitência da geração de energia renovável. No Reino Unido, temos nossa maior posição de energia eólica offshore como empresa, com vários parques eólicos offshore em operação e em desenvolvimento. Paralelamente, estamos construindo nossa capacidade de armazenamento de bateria, com nosso primeiro ativo Blandford Road em operação e nosso segundo ativo Welkin Mill em construção”, diz Olav Kolbeinstveit, vice-presidente sênior para onshore e mercados dentro de Renováveis na Equinor.
A Estratégia de Segurança Energética Britânica estabelece a ambição de que 95% da eletricidade do Reino Unido seja de baixo carbono até 2030, e os sistemas de armazenamento de bateria podem desempenhar um papel importante nesta transição.
Eles podem armazenar energia excedente gerada por vento e pelo sol e liberá-la quando a rede elétrica mais precisar, melhorando a segurança do fornecimento e ajudando a proteger o sistema elétrico de extremos de preço de energia.