Energia Eólica

Equinor começa a operar maior complexo eólico offshore do mundo

Dogger Bank, que terá 3,6 GW, fica da costa de Yorkshire, Mar do Norte, Reino Unido

Turbina eólica GE Vernova’s Haliade-X 13 MW no complexo Dogger Bank, que terá 3,6 GW, fica da costa de Yorkshire, Mar do Norte, Reino Unido. Crédito: Divulgação/Equinor
Turbina eólica GE Vernova’s Haliade-X 13 MW no complexo Dogger Bank, que terá 3,6 GW, fica da costa de Yorkshire, Mar do Norte, Reino Unido. Crédito: Divulgação/Equinor

A Equinor começou a operar nesta terça-feira (10/10) o maior complexo de energia eólica offshore do mundo. Dogger Bank, que terá 3,6 GW quando estiver concluído, fica da costa de Yorkshire, Mar do Norte, Reino Unido.

A geração de energia elétrica começou na primeira das em três fases do complexo, cada uma com 1,2 GW de capacidade (Dogger Bank A, B e C). 

O empreendimento é uma joint venture entre Equinor, SSE Renewables e Vårgrønn.

É a estreia do aerogerador GE Vernova’s Haliade-X 13 MW. Até 2026, serão instaladas no local 277 turbinas deste modelo, que fica a 260 metros de altura e tem pás de 107 metros de diâmetro.

Também é a primeira vez que uma eólica offshore usa uma linha de transmissão de ultra alta tensão em corrente contínua (Dogger Bank, que terá 3,6 GW, fica da costa de Yorkshire, Mar do Norte, Reino Unido) no Reino Unido. É a mesma tecnologia usada no linhão de Belo Monte.

“Um megaprojeto renovável como Dogger Bank constitui um hub eólico industrial no coração do Mar do Norte, desempenhando um papel importante nas ambições do Reino Unido para a energia eólica offshore e apoiando suas ambições de zero líquido”, disse Anders Opedal, CEO da Equinor, em comunicado divulgado pela empresa.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias