Potência de 7 MW

Maior aerogerador terrestre das Américas entra em operação na Bahia

Localizado no Complexo de Brotas de Macaúbas, da Statkfraft, o equipamento tem potência de 7 MW e foi desenvolvido em parceria com a WEG e a Petrobras

Aerogerador tem potência de 7 MW e está localizado no Parque Eólico de Seabra (Foto: Divulgação)
Aerogerador tem potência de 7 MW e está localizado no Parque Eólico de Seabra (Foto: Divulgação)

BELO HORIZONTE — A Petrobras, a WEG e a Statkraft anunciaram, nesta quinta-feira (18/9), o início das operações no maior aerogerador onshore do continente americano. O equipamento, construído pela WEG, tem potência de 7 megawatts (MW), e pode gerar cerca de 2.500 MWh/mês, equivalente ao consumo anual de aproximadamente 15 mil residências brasileiras.  

O aerogerador foi adquirido pela Statkraft para o projeto de repowering do Parque Eólico de Seabra, localizado no Complexo de Brotas de Macaúbas (BA), que tem capacidade instalada de 100,52 MW.

O projeto teve investimento de R$130 milhões da Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do governo federal através do Ministério do Meio Ambiente, que firmou parceria com a WEG.

Os recursos da Petrobras foram oriundos da cláusula de investimentos obrigatórios em pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Segundo a estatal o objetivo foi adquirir conhecimentos que poderão subsidiar a empresa em futuros projetos.

“Este é um marco importante. As competências teóricas e práticas que acumulamos durante esse desenvolvimento suportarão outros projetos de geração renovável”, afirmou, em nota, a diretora de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Angélica Laureano.

De acordo com as empresas, uma das vantagens do novo aerogerador é a redução do custo da energia. Com a potência de 7 MW, ele produz mais eletricidade por unidade de área ocupada, reduzindo a necessidade de instalação de múltiplos aerogeradores. 

Isso também otimiza o uso do terreno e tende a diminuir os custos gerais de instalação e manutenção.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias