A empresa chinesa Envision Energy fechou um contrato de fornecimento de turbinas eólicas de 630 MW e um contrato de serviço de 30 anos com a Casa dos Ventos, que inclui o fornecimento de soluções habilitadas por inteligência artificial (IA).
O acordo marca a entrada da companhia no Brasil e é resultado de uma série de intercâmbios e diálogos estratégicos entre as duas empresas.
Em maio de 2025, presidente da Envision, Lei Zhang, se reuniu com o presidente Lula (PT) durante a visita do presidente brasileiro à China para discutir a transição energética, parques industriais com emissões líquidas zero e setores emergentes, como combustível de aviação sustentável e hidrogênio verde.
Em setembro de 2025, o fundador e o diretor executivo da Casa dos Ventos, respectivamente, Mário Araripe e Lucas Araripe, visitaram a Envision para discussões adicionais sobre o avanço das indústrias com emissões net zero.
“Nossa decisão de fazer a parceria com a Envision se baseia em sua tecnologia de ponta, recursos avançados de IA e compromisso de longo prazo com o Brasil como mercado estratégico”, disse Lucas Araripe.
Segundo os executivos, a expectativa também é gerar empregos verdes e desenvolvimento para as comunidades locais.
“Juntos, pretendemos impulsionar o crescimento energético de alta qualidade, fortalecer as cadeias de abastecimento locais, acelerar as indústrias verdes emergentes e apoiar a transição do Brasil, criando nova prosperidade para o país e toda a América Latina”, disse o vice-presidente sênior e presidente da América Latina e da Região Europeia da Envision Energy, Henry Peng.
