RIO — A Enel Green Power Brasil, braço de energias renováveis da Enel no país, iniciou a operação comercial do parque eólico Fontes dos Ventos II, localizado em Tacaratu (PE).
O projeto possui 99 MW de capacidade instalada e demandou investimentos de R$ 430 milhões.
O parque está instalado na mesma região onde a Enel Green Power opera, desde 2015, o primeiro parque híbrido solar e eólico do mercado brasileiro. O ativo combina o parque eólico Fontes dos Ventos I e o projeto Fontes Solar, que somam uma capacidade instalada de 89,9 MW.
Fontes dos Ventos II possui 18 aerogeradores e será capaz de gerar mais de 421 GWh de energia por ano.
Energia destinada ao mercado livre
A energia produzida no empreendimento será fornecida ao mercado livre para venda a clientes comerciais, por meio da Enel Trading, comercializadora do grupo no país.
Em julho de 2021, a Enel firmou uma parceria com a Lojas Renner para suprir 170 lojas e um centro de distribuição da empresa do setor varejista de moda, com a energia gerada em Fontes dos Ventos II. O contrato de fornecimento é de 15 anos.
A Renner também firmou contratos com a Enel Green Power para ter acesso a certificados internacionais de energia renovável, que atestam a origem da energia prevista no acordo.
O volume máximo total previsto no contrato com a Lojas Renner é de 11,3 MW médios, o que equivale a um consumo de 100 GWh/ano.
No Brasil, o Grupo Enel possui uma capacidade total instalada renovável de mais de 4,7 GW, dos quais mais de 2,1 GW são de fonte eólica, cerca de 1,2 GW são de fonte solar e cerca de 1,3 GW de hidrelétricas.