LYON (FR) — A Casa dos Ventos vai fornecer energia eólica, durante 15 anos, para a Indovinya, braço do grupo de petroquímicos Indorama Ventures.
A eletricidade virá do Complexo Eólico Babilônia Sul, localizado em Morro do Chapéu e Várzea Nova, na Bahia. O parque tem capacidade total instalada de 360 megawatts (MW), a partir de 80 aerogeradores.
Segundo comunicado divulgado pelas empresas na segunda-feira (10/2), o empreendimento pode evitar a emissão de aproximadamente 580 mil toneladas de gás carbônico por ano.
Com a parceria, a Indovinya terá cerca de 50% da energia elétrica utilizada nas unidades da América do Sul de fontes renováveis.
As companhias afirmaram que esse é o primeiro passo para viabilizar a substituição de combustíveis fósseis utilizados nas unidades industriais da Indovinya para a geração de vapor.
“O contrato terá um papel importante na descarbonização da indústria química brasileira e, além dos benefícios ambientais, a parceria de longo prazo também proporciona previsibilidade de custos e contribuirá para que a Indovinya avance em suas metas de sustentabilidade”, disse em nota o diretor-executivo da Casa dos Ventos, Lucas Araripe.