Energia eólica

Casa dos Ventos fecha contrato com Cimento Nacional

Cimenteira fechou parceria de 15 anos para receber 65 MW médios de energia de dois parques eólicos

Energia será gerada pelos Complexos Eólicos Serra do Tigre e Babilônia Sul (Foto: Casa dos Ventos/Reprodução)
Energia será gerada pelos Complexos Eólicos Serra do Tigre e Babilônia Sul (Foto: Casa dos Ventos/Reprodução)

LYON (FR) — A Casa dos Ventos fechou um contrato para fornecer 65 megawatts médios (MWm) de energia para a Cimento Nacional durante 15 anos. O suprimento vai garantir a autossuficiência energética da cimenteira nas unidades produtivas no Brasil. 

A energia será gerada pelo Complexo Eólico Serra do Tigre, no Rio Grande do Norte, que terá 168 aerogeradores e 756 MW de capacidade instalada; e pelo Complexo Eólico Babilônia Sul, na Bahia, que tem 80 aerogeradores e capacidade total de 360 MW. 

Segundo as empresas, juntos, os empreendimentos contribuem para evitar a emissão de cerca de 1,92 milhão de toneladas de CO2 na atmosfera anualmente.

Em fevereiro, a empresa de energias renováveis fechou um acordo com a Indovinya, braço do grupo de petroquímicos Indorama Ventures, para fornecer eletricidade também a partir do complexo baiano.

A Cimento Nacional se tornará sócia dos parques eólicos. O novo acordo é uma ampliação da parceria entre as companhias, já que a Cimento Nacional já era cliente da Casa dos Ventos no mercado livre de energia.

“A Casa dos Ventos caminha junto às indústrias que têm como objetivo a descarbonização, desenvolvendo soluções personalizadas”, afirmou o diretor-executivo da Casa dos Ventos, Lucas Araripe.

De acordo com o presidente da cimenteira, a parceria é um marco na jornada da empresa para uma operação mais sustentável.

“Com esse contrato, garantimos a autossuficiência energética de nossas unidades produtivas, reduzindo significativamente nossa pegada de carbono e reforçando nosso compromisso com a transição energética no setor cimenteiro.”, disse o presidente da Cimento Nacional, José Eduardo Ramos.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias