Fertilizantes

Casa dos Ventos amplia contrato com a Mosaic para uso de energia renovável na produção de fertilizantes

Participação de energia renovável na produção de fosfato da Mosaic no Brasil vai passar a ser de 55%

Complexos Eólicos Serra do Tigre e Babilônia Sul (Foto Divulgação Casa dos Ventos)
Complexos Eólicos Serra do Tigre e Babilônia Sul (Foto Divulgação Casa dos Ventos)

CAMPINAS — A Casa dos Ventos e a Mosaic Fertilizantes vão ampliar a parceria para o uso de energia renovável na produção de fosfato da companhia no Brasil.

Com o acordo, a participação de energia renovável da Mosaic vai passar de 30% para 55% do consumo total de eletricidade nas operações locais.

O novo acordo, na modalidade de autoprodução, prevê fornecimento de mais 25 megawatts (MW) médios de energia até 2040, a partir do Complexo Eólico Serra do Tigre, no Rio Grande do Norte, e de Picuí, na Paraíba, que deve entrar em operação no início de 2026.

As empresas já tinham uma parceria de fornecimento de 30 MW médios desde dezembro de 2024, provenientes da usina de Umari, no Rio Grande do Norte.

Segundo a Casa dos Ventos, a nova iniciativa evitará a emissão de mais de 27 mil toneladas de CO₂ por ano. A Mosaic tem a meta de alcançar a neutralidade de carbono até 2040.

“A extensão deste contrato com a Mosaic é reflexo da solidez da parceria construída nos últimos anos e da confiança em nossas soluções. Reforçamos, com isso, nosso compromisso em contribuir para que nossos parceiros avancem em sua trajetória rumo à descarbonização”, disse, em nota, o diretor-executivo da Casa dos Ventos, Lucas Araripe.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias