Energia renovável em prédios públicos

Governo do Ceará fecha contrato com a EDP em migração para o mercado livre

Suprimento a partir de fontes renováveis teve início em novembro de 2024; migração será gradual

Centro de Eventos do Ceará está entre os órgãos que já migraram para o mercado livre de energia em contrato do governo com a EDP (Foto Divulgação Ceará Turismo)
Centro de Eventos do Ceará está entre os órgãos que já migraram para o mercado livre de energia | Foto Divulgação Ceará Turismo

BRASÍLIA — O Governo do Ceará está migrando 144 órgãos do estado para o mercado livre de energia, na modalidade varejista. Contrato assinado entre a Secretaria da Infraestrutura do estado e a EDP prevê o fornecimento de 13,4 MW médios (ou 117.000,00 MWh/ano), até 2029.

O suprimento, a partir de fontes renováveis, teve início em novembro de 2024.

Entre os 17 órgãos que já migraram para o mercado livre de energia estão o Centro de Eventos do Ceará, a Arena Castelão, as sedes da Perícia Forense, da Seinfra, da Secretaria da Saúde, além de cinco UPAs e dos hospitais Leonardo Da Vinci e Dr. Waldemar Alcântara, em Fortaleza.

A expectativa é reduzir gastos, além de promover um consumo mais sustentável. Estimativas do governo estadual apontam para uma economia média de mais de 20% nas despesas públicas com eletricidade.

“Estamos comprometidos com a transição energética e com a sustentabilidade dos nossos equipamentos públicos. Com essa iniciativa, garantimos não só uma economia significativa aos cofres públicos, mas também um abastecimento consciente, oriundo de fontes renováveis e que trará benefícios às futuras gerações de toda a população cearense”, comenta o secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão.

De acordo com a EDP, a transição dos demais órgãos será gradual, com prioridade para unidades de grande porte e elevado consumo energético.

No início da fila estão a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), a Casa da Mulher Brasileira (Secretaria das Mulheres) e as unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) de Fortaleza, Iguatu e do Crato.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias