BELO HORIZONTE — A Equinor e sua subsidiária Rio Energy iniciaram a geração comercial do primeiro complexo híbrido de energia da companhia, o Serra da Babilônia, na Bahia.
A empresa já operava um complexo eólico e inaugurou agora, junto a ele, o Serra da Babilônia Solar, com geração estimada em 236 GWhpor ano. São 140 MW de capacidade solar e 223 MW de capacidade eólica.
Segundo a companhia, o compartilhamento de infraestrutura resulta em economias de custo significativas para o complexo híbrido em comparação com um ativo solar isolado.
A energia gerada pela fonte solar será comercializada pela Danske Commodities, empresa de trading de energia da Equinor.
O vice-presidente executivo da área de Energia Elétrica da Equinor, Helge Haugane, destacou que os projetos híbridos que integram de forma eficiente as tecnologias solar e eólica contribuem para um fornecimento de energia estável e confiável.
“Esses projetos, assim como a integração de tecnologias, serão fundamentais para o desenvolvimento de um negócio de energia competitivo”, disse Haugane, em nota.
